Para quem defende que o Sporting não vende, vale a pena olhar para esta notícia: o treino leonino é a peça mais vista na edição digital do jornal chileno de referência, o El Mercúrio. A prova está na imagem colocada no fundo desta página. Pelo menos no Chile, portanto, o Sporting ainda tem audiência.

A notícia torna-se tanto mais surpreendente quanto esta noite os mineiros de San José começam a ser retirados do fundo da mina onde se encontram há 68 dias. Aliás, o El Mercúrio avançou em primeira-mão de que o resgate foi antecipado para as 20 horas locais, numa notícia que está a ser citada em todo o mundo.

Apesar disso, a notícia mais vista do dia é: «Chamam de crá a Matias Fernández por eficácia goleadora no treino do Sporting». A seguir, sim, vêm duas notícias relativas aos 33 mineiros de San José, particularmente uma sobre os riscos do complexo resgate e outra sobre a hora do início da operação.

Siga o resgate dos mineiros chilenos Ao Minuto no tvi24.pt

Refira-se, de resto, que «crá» foi a alcunha colocada pelos jornais argentinos a Matias Fernández durante a Taça Sul-americana de 2006 que revelou o médio chileno para o mundo. Significa um «fora de série» e valeu a Matias Fernández o prémio de melhor jogador sul-americano do ano.

O artigo reflecte os três golos anotados por Matias num treino em Alcochete. O que despertou a curiosidade dos chilenos. Refira-se, de resto, que o facto de todas as televisões estarem em directo de San José e do drama dos mineiros estar espalhado por várias notícias ajuda a explicar que o treino leonino seja o mais lido.

Clique na foto para ver a prova: