Depois de terem conseguido ouro e prata no triatlo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, os irmãos Brownlee continuam a dar que falar. Durante a final de Cozumel, no México, Jonathan Brownlee estava prestes a chegar à meta na primeira posição, o que lhe daria o título de campeão do mundo da modalidade, quando, de repente, se percebe que não estava em condições de fazer os 700 metros que faltavam.

Com as condições de calor e humidade adversas, o britânico começa a cambalear e é amparado por um assistente, impedindo que caísse. O irmão Alistair, campeão olímpico no Rio de Janeiro, que vinha na segunda posição, foi de imediato ter com ele e levou-o abraçado em direção à meta.

Nessa altura, o sul-africano Henri Schoeman, que tinha ficado em terceiro, atrás dos dois irmãos, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ultrapassa-os, conseguindo a vitória.

Jonathan Brownlee cortou assim a meta em segundo, e Alistair em terceiro. Caso tivesse vencido a prova, Jonathan ter-se-ia sagrado campeão mundial. Assim, ficou em segundo, a quatro pontos do espanhol Mario Mola, que ficou em 5.º na prova do México.

Depois de cortar a meta, Jonathan colapsou e foi hospitalizado por causa da desidratação severa, mas já partilhou imagens do hospital em que disse que está bem e agradeceu publicamente a ajuda do irmão.

João Pereira foi 13.º classificado e o melhor português em prova, terminando no 12.º lugar do Mundial. João Silva, no 25.º lugar, foi o segundo melhor português em Cozumel, onde Miguel Arraiolos e Pedro Palma desistiram.