O francês Philippe Mexès foi esta quarta-feira suspenso por seis semanas, depois de o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) ter confirmado a sanção imposta pela FIFA na sequência da sua transferência do Auxerre para a AS Roma.
«O TAS rejeitou os recursos interpostos separadamente por Philippe Mexès, pela AS Roma e pelo Auxerre, e confirma a suspensão por seis semanas imposta pela Câmara de Resolução de Litígios da FIFA», explica um comunicado divulgado hoje.
Recorde-se que na origem da suspensão do internacional francês está o facto de Mexès ter rompido unilateralmente o contrato com o Auxerre, para ingressar na AS Roma, orientada por Luigi Del Neri. O jogador apresentou ao TAS um recurso que pedia a anulação da suspensão, enquanto o Auxerre pediu a aplicação de um castigo de quatro meses, a pena máxima prevista nos regulamentos da FIFA. Após a confirmação do castigo, fica agora por resolver a questão financeira: o Auxerre reclama à AS Roma uma indemnização de 18 milhões de euros, verba que o clube italiano e o representante do jogador consideram «excessiva».