Está quase na hora de Portugal tentar o terceiro título no Mundial de Sub-20, depois das conquistas em 1989 e 1991, em Riade e em Lisboa, respetivamente.
A prova, na qual Portugal chegou à final também em 2011 na Colômbia, arranca já este sábado na Coreia do Sul. 
 
Portugal terá pela frente, na fase de grupos, a Zâmbia, Costa Rica e Irão.
 
Em competição vão estar 24 seleções: quatro africanas [Guiné, Senegal, África do Sul e Zâmbia], cinco asiáticas [Arábia Saudita, Irão, Japão, Coreia do Sul e Vietname], cinco europeias [Portugal, Alemanha, França, Inglaterra e Itália], quatro da América Central [Costa Rica, EUA, Honduras e México], duas da Oceânia [Nova Zelândia e Vanuatu] e quatro sul-americanas [Argentina, Equador, Uruguai e Venezuela].
 
No total serão 52 os jogos, desde o pontapé de saída - que será feito pela Argentina e a Alemanha - até à final marcada para dia 11 de junho. 
 
Suwon, Incheon, Cheonan, Daejeon, Jeonju e Jeju são as cidades anfitriãs. Portugal vai fazer os dois primeiros jogos na ilha de Jeju - local onde a seleção está hospedada - e o último da fase de grupos está marcado para Incheon. A final vai jogar-se em Suwon.
 
OS GRUPOS
A: Coreia do Sul, Guiné, Argentina e Inglaterra
B: Venezuela, Alemanha, Vanuatu e México
C: Zâmbia, Portugal, Irão e Costa Rica
D: África do Sul, Japão, Itália e Uruguai
E: França, Honduras, Vietname e Nova Zelândia
F: Equador, EUA, Arábia Saudita e Senegal
 
Portugal parte como a terceira seleção presente com mais títulos: dois no total, tal como a Sérvia que este ano não está presente.
 
Só a Argentina e o Brasil fizeram melhor do que a seleção nacional, com seis e cinco títulos conquistados até ao momento, respetivamente. O certo é que a seleção canarinha não aumentará o palmarés em 2017, uma vez que falhou o acesso à prova e é uma das grandes ausências, como Espanha.
 

Para a FIFA, Portugal, que venceu o Europeu de Sub-17 e que com esta geração foi às meias-finais do Europeu de Sub-19, é, tal como a França, campeã europeia de sub-19, e o Uruguai, uma das favoritas ao título. Já as seleções que podem surpreender são a anfitriã Coreia do Sul, os Estados Unidos da América, o México e a Zâmbia, que é adversária de Portugal na fase de grupos.

Atenção ainda para o Vanuatu e para o Vietname que se estreiam na competição com a geração de 1997.

 
TODOS OS VENCEDORES
1977: União Soviética
1979: Argentina
1981: Alemanha
1983: Brasil
1985: Brasil
1987: Jugoslávia
1989: Portugal
1991: Portugal
1993: Brasil
1995: Argentina
1997: Argentina
1999: Espanha
2001: Argentina
2003: Brasil
2005: Argentina
2007: Argentina
2009: Gana
2011: Brasil
2013: França
2015: Sérvia
 
 
São muitos os nomes que têm saído desta prova. No passado, destaque para Javier Saviola (2001), Lionel Messi (2005) ou Kun Aguero (2007) que venceram a Bota e a Bola de Ouro nos respetivos anos, tal como Diego Maradona (1979), Paul Pogba (2013) ou Adama Traoré (2015) que foram considerados os melhores jogadores do torneio.
 
O atual selecionador de sub-20, Emílio Peixe, foi também eleito o melhor no Mundial de 1991 que a seleção nacional venceu em território português e Mika foi eleito o melhor guarda-redes em 2011, na Colômbia, sendo-lhe atribuída a Luva de Ouro.
 
 
Além dos jogadores nacionais, na maioria do Benfica, destaque ainda para os oito futebolistas estrangeiros de equipas lusas que vão disputar o torneio.
 

Relevante é também dizer que no Mundial de Sub-20 estarão filhos de ex-jogadores bem conhecidos. São dois os nomes que a própria FIFA destaca: Marcus Thuram, filho de Lilian Thuram (francês, ex-jogador do Mónaco, Juventus e Barcelona), e Jonathan Klinsmann, filho de Jurgen Klinsmann (alemão, ex-selecionador dos EUA, ex-treinador do Bayern Munique e antigo jogador de Inter, Mónaco e Bayern). Marcus é médio na seleção francesa, Jonathan é guarda-redes da seleção dos Estados Unidos da América.

 
Mas já outros por lá passaram, como por exemplo: Giovanni Simeone, filho do atual treinador do Atlético Madrid - Diego Simeone.
 
 
 
OS ADVERSÁRIOS DE PORTUGAL
 
IRÃO
Será apenas a terceira participação da seleção iraniana no Mundial de Sub-20. A primeira aconteceu em 1977, na Tunísia, e a segunda em 2001, na Argentina. Caiu sempre na fase de grupos e na última prova foi afastada sem qualquer vitória. Carimbaram a passagem ao Campeonato do Mundo de Sub-20 depois de dois empates com o Catar e o Japão e um triunfo frente ao Iémen nos sub-19 da AFC.
 
Lista de convocados:
Guarda-redes: Nima Mirzazad, Shahab Adeli e Mahdi Mohammadian;
Defesas: Ali Shahsavari, Mehran Derakhshan, Aref Gholami, Nima Taheri, Ali Shojaei, Abolfazl Razzaghpour e Siena Khadempour;
Médios: Mohammad Soltanimehr, Nima Mokhtari, Omid Norafkan, Hossein Saki, Mehdi Ghayedi e Aref Aghasi; 
Avançados: Mohammad Mehdi, Mehdikhani, Reza Shekari, Reza Jarafi e Amir Roustaei.
 
«É uma seleção muito técnica, com jogadores muito evoluídos. Criam muitas dificuldades a todas as seleções e têm grande experiência ao nível de contextos competitivos importantes», Emílio Peixe no Media Guide da FPF

ZÂMBIA
Depois de dez anos afastada da prova, a Zâmbia regressa agora para a terceira participação e com o título de campeã africana deste escalão. A primeira participação foi em 1999, na Nigéria, e não passou da fase de grupos; a segunda foi no Canadá, em 2007, e aí sim chegou aos oitavos mas caiu diante da Nigéria.
 
Lista de convocados:
Guarda-redes: Mangani Banda, Samson Banda e Jim Phiri;
Defesas: Prosper Chiluyha, Moses Nyondo, Benson Chali, Solomon Sakala, Edward Tembo, Shemmy Mayembe e Muchindu Muchindu;
Médios: Ngosa Sunzu, Musonda Siame, Harrison Chisala, Enock Mwepu, Kenneth Kalunga, Boyd Musonda e Emmanuel Banda;
Avançados: Fashion Sakala, Edward Chilufya, Conlyde Luchanga e Patson Daka.

«Zâmbia é a campeã africana. Trata-se de uma seleção muito forte, com níveis competitivos e de agressividade muito acima da média. Estamos identificados com a sua ideia de jogo», Emílio Peixe no Media Guide da FPF

COSTA RICA
Ausente desde o Mundial de 2011, na Colômbia, esta será a nona vez que a Costa Rica jogará no Mundial da Categoria. Esteve na Arábia Saudita em 1999, no Qatar em 1995, na Malásia em 1997, na Nigéria em 199, na Argentina em 2001, no Canadá em 2007 e no Egito em 2009. Em terras egípcias alcançaram a melhor classificação de sempre: um histórico quarto lugar.
 
Lista de convocados:
Guarda-redes: Mario Sequeira, Erick Pineda e Bryan Segura; 
Defesas: Diego Mesen, Pablo Arboine, Ian Smith, Esteban Gonzalez, Yostin Salinas e Esteban Espinoza;
Médios: Luis Hernandez, Jonathan Martinez, Cristopher Nunez, Pablo Arguedas, Suhander Zuniga, Eduardo Juarez e Gerson Torres;
Avançados: Barlon Sequeira, Jimmy Marin, Jostin Daly, Randall Leal e Bernadl Alfaro.

«Não teve um apuramento fácil, mas mostrou boa reação à adversidade e acabou por conseguir atingir o objetivo de estar na Coreia do Sul», Emílio Peixe no Media Guide da FPF

Não se perca: todos os confrontos e o calendário deste Mundial de Sub-20