[NOTÍCIA ATUALIZADA ÀS 18h08]

Rui Pinto vai a julgamento acusado de 90 crimes, anunciou esta sexta-feira a juíza Cláudia Pina, que liderou a fase de instrução do processo. A magistrada deixou cair da acusação 57 crimes mas mantém o arguido em prisão preventiva.

No total, Rui Pinto está acusado de 90 crimes: seis crimes de acesso ilegítimo, um de sabotagem, 14 de violação de correspondência, 68 de acesso indevido e um de extorsão. 

Rui Pinto vai ser julgado pelo crime de extorsão, bem com o advogado Aníbal Pinto, acusado de intermediar a tentativa de extorsão, de entre 500.000 euros a um milhão de euros, ao fundo de investimento Doyen.

Durante a leitura da decisão instrutória, a juíza Cláudia Pina considerou que o criador do Football Leaks «nunca poderia ser considerado um whistleblower», porque este é «um denunciante de boa fé», alguém «juridicamente desinteressado. «A atuação de Rui Pinto é muito diversa daquela que têm os denunciantes», referiu a magistrada. «Não tinha relação com a Doyen e teve conhecimento dos factos de forma ilícita», realçou.

Saiba mais no site da TVI24.