O Sporting não tem boas memórias recentes de Leiria. Há pouco mais de dois anos, no final da época 2007/08, a equipa então liderada por Paulo Bento perdeu na cidade do Lis por uns copiosos 4-1, atrasando-se na perseguição ao Guimarães no segundo lugar, que viria, todavia, a assegurar no final do campeonato.

A U. Leiria estava condenada a descer de divisão mas, ainda assim, num assomo de brio e orgulho, goleou a equipa de Alvalade com golos de Paulo César (dois), NGal e Cadu. Dessa equipa, sobram apenas dois sobreviventes: Bruno Miguel, ultimamente afastado das opções, e Patrick, que voltou a ser convocado na semana passada, para o jogo com o Nacional.

Patrick jogou com Weldon, o rei do «sprint»

Em vésperas de novo embate frente aos leões, o brasileiro recordou o encontro ao Maisfutebol, em particular uma disputa muito especial: «O que mais me marcou nesse jogo foi o duelo com o Liedson, em duas ou três ocasiões. Penso que me dei bem. Mas o mais importante foi a vitória, ainda por cima com um resultado destes. O Sporting talvez não estivesse à espera de encontrar um adversário tão forte, até porque havia mais de 30 pontos de diferença entre as equipas. Eles tiveram uma noite infeliz, enquanto nós estivemos muito concentrados e motivados. Apesar da época ruim, tínhamos bons jogadores.»

Beliscar o Leão em nome da Europa

Desta vez, o lateral acredita que o jogo será diferente. «No futebol tudo é possível mas o Sporting de hoje é outra equipa e, como a época não lhes correu bem, acredito que façam tudo para pelo menos terminarem bem. Ainda por cima, já perderam connosco esta época, em Alvalade, estão avisados. Penso que repetir o resultado será difícil mas podemos dar um pequeno belisco no Sporting, porque não?»

Os leirienses continuam na luta pela Liga Europa, apesar de terem complicado as contas na semana passada, com a derrota na Choupana. Enquanto houver esperança, ninguém desiste. «Nada estará perdido enquanto continuarmos a ganhar. Desde que haja uma pequena luz lá no fundo, iremos correr atrás», promete o esquerdino.