Num jogo que começou mauzinho e acabou bonzinho, perante 972 espectadores, valeu mais uma jogada de inspiração de NDoye a descobrir Bibishkov na área para lhe colocar a bola redondinha para um golo que por fim trouxe alguma justiça ao resultado. Marcava o relógio 86 minutos e já quase ninguém acreditava que pudesse acontecer.
Talvez só mesmo os jogadores do Penafiel, jogadores esses que vão crescendo como equipa de jogo para jogo e que vão cada vez mais acreditando que o futuro pode ter outra cor que não o cinzento-escuro do início da época. Nota-se na formação de Luís Castro uma outra atitude, uma outra motivação e sobretudo uma outra consistência.
Foi essa consistência que lhe permitiu regressar dos balneários e virar por completo o cariz do jogo. Depois de uma primeira parte claramente dominada pela U. Leiria, no pior período do jogo, de resto, durante a qual chegou mesmo a atirar a primeira de duas bolas aos ferros, o Penafiel apareceu muito mais forte na segunda e chegou a assustar.
Um Penafiel que ainda acredita
A entrada de Cristóvão foi nesse aspecto fundamental. O extremo veio dar velocidade e um pouco de talento a uma equipa preparada demais para lutar e pouco para inventar. O relvado estava péssimo, que estava, o tempo prometia quase uma batalha campal, que prometia, o adversário era também ele durinho, que era, mas a colocação de jogadores muito fortes e pouco talentosos acabou por confundir a própria equipa. O Penafiel corria e saltava muito, mas jogava pouco. Já a formação de Jorge Jesus mostrava-se muito mais inteligente na forma como enganava as marcações adversárias e mais expedita com a bola nos pés, pelo que foi naturalmente melhor. Até ao início da segunda parte. Aí o Penafiel apareceu superior, mais rápido sobre a bola, mais pressionante e mais largo na exploração do terreno de jogo. Jorge Jesus sentia a equipa a perder o pé e injectou-a de frescura com Fábio Felício e Miramontes. A U. Leiria recuperou então o controlo do jogo, voltou a mandar uma bola ao ferro e marcou um golo que na altura parecia chegar para a vitória. Só não chegou porque este Penafiel já acredita.