João Bartolomeu quer alterar o regulamento da arbitragem do futebol profissional. O presidente da U. Leiria apresentou, através de um comunicado publicado no site oficial do clube, uma série de propostas direccionadas para a alteração do funcionamento da arbitragem e quer vê-las discutidas em assembleia-geral da Liga.
Entre estas alterações está o fim dos observadores dos árbitros. Todos os jogos da Superliga e da Liga de Honra, diz o comunicado, devem passar a ser filmados, sendo que o sistema de avaliação deve ser feito através de «uma comissão isenta de arbitragem» a qual se baseará no visionamento das imagens recolhidas.
Na opinião de João Bartolomeu, «este método reúne as melhores condições para que as avaliações dos jogos sejam mais justas e mais correctas», acrescentando que «as classificações dos árbitros e árbitros assistentes são mais isentas». Resta que a introdução do sistema de filmagens deve efectuar-se através de um concurso público.
«O Sr. João Bartolomeu afirma que os erros certamente não irão terminar, mas irão sofrer um decréscimo muito significativo, evitando os problemas graves que semana a semana afectam o campeonato, prejudicando quem não é o culpado», termina o comunicado, que logo no início, e numa frase muito curta, também dizia que «deve haver eleições na Liga em virtude do mau funcionamento da mesma».