Uma parte da receita dos próximos jogos particulares da seleção francesa vai ser doada à Unicef, num apoio às crianças afetadas pela guerra na Ucrânia, informou esta quarta-feira a Federação daquele país.

A Federação espera doar um euro por cada bilhete vendido para os jogos dos campeões do Mundo diante da Costa do Marfim, na sexta-feira, em Marselha, e depois frente à África do Sul, previsto para terça-feira, em Lille.

«As equipas da Unicef estão mobilizadas de urgência há um mês na Ucrânia, de modo a ajudarem as crianças e respetivas famílias, vítimas do conflito», refere a Federação francesa de futebol, em comunicado.

Para os jogos particulares, o estádio velódromo, em Marselha, deverá esgotar a sua capacidade de 65 mil lugares, enquanto o jogo para Lille, no estádio Pierre-Mauroy, de 50 mil espetadores, tem todos os bilhetes vendidos.

Na mesma nota, a Federação adianta que as camisolas utilizadas no jogo com a África do Sul serão leiloadas e a receita será igualmente entregue à Unicef.

Desde o início da invasão russa, cerca de 90 por cento das pessoas que fugiram da Ucrânia são mulheres e crianças, e, segundo a Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância] 1,5 milhões são crianças.

À iniciativa dos franceses, junta-se a Escócia, que já tinha anunciado a doação à Unicef de 12 euros por cada bilhete vendido para o jogo particular com a Polónia, na quinta-feira em Glasgow.

O jogo do play-off de apuramento para o Mundial2022 da Escócia com a Ucrânia foi adiado para junho, enquanto a Polónia deveria defrontar a Rússia, que foi excluída das competições pela UEFA e FIFA.