A UEFA revelou que o princípio do «fair-play» financeiro, que o organismo aprovou, recebeu o apoio do vice-presidente da Comissão Europeia e Comissário da Concorrência, Joaquin Almunia.

«Apoio plenamente os objetivos da UEFA no que concerne ao princípio do «fair play» financeiro, porque acredito que é essencial para os clubes de futebol ter uma base financeira sólida», defendeu Almunia, citado pela UEFA.

O presidente do organismo, Michel Platini, admitiu ter ficado «muito satisfeito por a UEFA e pela Comissão Europeia terem dado um passo decisivo comum, no assegurar de um futuro estável e próspero para o futebol europeu e para a comunidade futebolística em geral».

Esta regra vai entrar em vigor na temporada de 2013/2014, e determina que um clube não pode gastar mais do que ganha. Caso seja quebrada, haverá sanções que podem variar de multas a exclusão das competições europeias.

Na reunião, desta quarta-feira, em Istambul, o organismo decidiu o processo de candidatura para o Europeu 2020. As 53 Federações filiadas no organismo vão receber um convite e têm até ao dia 15 de Maio para manifestar o interesse em receber a fase final da competição.

Foram também aprovados, nesta ocasião, os regulamentos da Liga dos Campeões e da Liga Europa para o ciclo 2012-15, a Futsal Cup de 2012/13, a Liga dos Campeões feminina de 2012/13 e os regulamentos Antidoping edição de 2012, entre outros assuntos.