A UEFA reteve temporariamente os prémios monetários de 23 clubes europeus, incluindo o Sporting, «até que sejam levadas a cabo mais investigações». Em causa dúvidas sobre a situação dos clubes em relação a dívidas a funcionários, outros clubes ou fisco. O Sporting é o único dos seis clubes portugueses presentes nas provas europeias desta época afetado pela medida.

O anúncio foi feito pela câmara de investigação do Comité de Controlo Financeiro de Clubes da UEFA e é explicado como parte «da primeira medida de requisitos de fair play financeiro». Diz essa medida que os clubes participantes nas competições europeias em 2012/13 «estão obrigados a fornecer informações referentes ao estado de quaisquer pagamentos devidos até 30 de junho de 2012».

«Na sequência da sua última reunião, em agosto de 2012, a câmara de investigação identificou a existência de dívidas relevantes para com outros clubes e/ou para com funcionários e/ou referentes a impostos e taxas sociais em 23 casos», explica a UEFA na informação divulgada nesta terça-feira: «A câmara vai prosseguir as suas investigações e pedir a estes clubes que forneçam uma atualização da sua situação até 30 de Setembro de 2012 no que toca aos pagamentos devidos para com outros clubes, funcionários e autoridades tributárias. Esta medida de conservação vai manter-se até que todas as questões identificadas sejam esclarecidas por completo ou até à tomada de uma decisão final por parte da câmara adjudicatória do Comité.»

Quanto ao Sporting, o clube não prestou ainda qualquer esclarecimento. Contactado pelo Maisfutebol, o diretor de comunicação, Pedro Sousa, recusou fazê-lo.

Os 23 clubes envolvidos:

Borac Banja Luka (BIH)

Sarajevo (BIH)

Zeljezničar (BIH)

CSKA Sofia (BUL)

Hajduk Split (CRO)

Osijek (CRO)

Atlético de Madrid (ESP)

Málaga (ESP)

Maccabi Netanya FC (ISR)

Shkendija 79 (MKD)

Floriana FC (MLT)

Budućnost Podgorica (MNE)

Rudar Pjevlja (MNE)

Ruch Chorzów (POL)

Sporting (POR)

Dinamo Bucareşte (ROU)

Rapid Bucareşte (ROU)

Vaslui (ROU)

Rubin Kazan (RUS)

Partizan (SRB)

Vojvodina (SRB)

Eskişehirspor (TUR)

Fenerbahçe (TUR)

(Artigo atualizado)