O Shakhtar Donetsk foi ao Estádio Vélodrome impor a segunda derrota ao Marselha (2-1) e, assim, garantir a qualificação para as meias-finais da Taça UEFA para disputar uma das vagas na final de Istambul com o vizinho e rival Dínamo Kiev que, esta tarde, afastou os também franceses do Paris Saint-Germain.
A equipa ucraniana, que perdeu os dois jogos com o Sporting na fase de grupos da Champions, aterrou em França com uma vantagem de dois golos, mas entrou no jogo decidida a resolver a eliminatória, conseguindo os seus intentos, com um golo de Fernandinho à meia-hora.
Um golo que obrigava os franceses a marcarem quatro para aspirarem às meias-finais. Bem Arfa ainda reduziu antes do intervalo, aos 43 minutos, mas os ucranianos defenderam, depois, a vantagem, matando definitivamente a eliminatória com o golo da vitória, assinado por outro brasileiro, Luiz Adriano, já em tempo de descontos.
Nas meias-finais, o Shakhtar vai defrontar o Dínamo Kiev, também da Ucrânia, com o primeiro jogo, na capital, marcado para 30 de Abril, e o segundo, em Donetsk, para 7 de Maio. A outra meia-final junta duas equipas alemãs, Werder Bremen e Hamburgo.