Dois em um! O Benfica assegurou esta terça-feira a continuidade na Youth League e também o apuramento para os oitavos de final da prova, garantido que está o primeiro lugar no Grupo G da competição.

No último jogo de Jorge Maciel à frente da equipa, as águias impuseram-se por 3-0 na Alemanha frente ao Leipzig, num jogo que ao intervalo já estava praticamente resolvido.

FILME, FICHA DE JOGO E GOLOS EM VÍDEO

Diante de um conjunto germânico muito físico e com dificuldades para controlar a mobilidade dos jogadores mas adiantados do Benfica, o primeiro golo foi apontado por Paulo Bernardo aos 24 minutos.

Aos 28 minutos, Gonçalo Ramos ampliou para 2-0, concluindo com sucesso uma rápida jogada de ataque iniciada pelo guarda-redes Celton Biai e na qual estiveram em destaque o lateral-esquerdo Rafael Rodrigues (pela ação participativa) e o guarda-redes do Leipzig, que acabou mal batido.

Em desvantagem no marcador e a precisar de vencer para evitar a eliminação matemática na Youth League, o Leipzig passou a ter mais bola, mas só mostrou competência para causar mossa através de bolas paradas: já o tinha feito com 0-0 no marcador (num lance invalidado em que a bola terminou nas redes encarnadas) e voltou a fazê-lo num livre direto travado de forma sensacional por Biai e, logo a seguir, na sequência de um canto.

O Leipzig ressurgiu para a segunda parte com duas substituições de uma assentada, mas raramente contrariou o ascendente do Benfica, que conseguia gerir com competência os tempos do jogo.

Aos 59 minutos, os alemães ficaram reduzidos a dez jogadores, por expulsão de Amededejisso. Curiosamente, no minuto seguinte o Leipzig dispôs da melhor oportunidade em todo o jogo: um remate à barra.

Seria a última réstia de energia da equipa da casa, que capitularia de vez aos 76 minutos, mais uma vez com a cumplicidade do seu guarda-redes após remate de Paulo Bernardo, que abriu e fechou as contas de uma tarde tranquila.