O comité de controlo financeiro da UEFA anunciou esta sexta-feira que as contas do Sporting e de mais seis clubes, relativas aos anos de 2012 e 2013, continuam sob investigação, depois dos clubes em causa terem sido ouvidos e apresentado novos documentos.

Fair-play financeiro: Bruno de Carvalho recebido na UEFA

Além do clube de Alvalade, os clubes que estão sob investigação, por não terem respeitado as regras de fair-play financeiro, são o Monaco, Roma, Besiktas, Inter Milão, Krasnodar e Liverpool. Os clubes em causa, segundo o órgão de controla da UEFA, apresentaram contas negativas nos relatórios relativos aos períodos que terminaram em 2012 e 2013.

Além destas investigações, o órgão que controla as contas dos clubes europeus pediu informações adicionais a outros seis clubes que terão de apresentar novos documentos até fevereiro de 2015. Estes casos dizem respeito a Sparta Praga, Hull City, Lyon, Panathinaikos, Ruch Chorzów e Wolfsburgo.

Mourinho: «O fair play financeiro é uma contradição»

A UEFA manifesta-se ainda satisfeita com o impacto positivo da regra de fair-play financeiro, recordando que as dívidas dos clubes a terceiros caiu de 57 milhões em junho de 2011 para apenas 8 milhões em junho de 2014. Além disso, os défices acumulados dos clubes europeus em 2013 caíram para 800 milhões de euros quando em 2011 eram de  1,7 biliões de euros.

A UEFA volta a pronunciar-se sobre os casos acima referidos em fevereiro de 2015.