Michel Platini, presidente da UEFA, reiterou o seu apoio a Michael Garcia, líder do comité de ética da FIFA e responsável pelas investigações por suspeita de corrupção na escolha da sede do Mundial2022 no Catar.

«Condeno todas as tentativas que visem impedir os inquéritos. Esta investigação tem de ser concluída», disse Michel Platini em declarações à AFP.

Michael Garcia é o responsável pela investigação das condições que levaram à atribuição da sede do Mundial2022, no Catar, e também se irá debruçar sobre o Mundial2018 na Rússia.

A comunicação social inglesa tem dado conta do desconforto que a investigação tem causado a alguns dos membros da FIFA e que esta poderia estar a ser motivada por outros interesses, uma vez que o presidente do comité de ética da FIFA é norte-americano e os Estados Unidos eram um dos candidatos ao Mundial2022.

«O mandato do comité de ética não está em questão e as investigações vão continuar com toda a independência» disse um porta-voz da FIFA à AFP, defendendo a integridade da investigação.