Bélgica e País de Gales são as duas seleções do Grupo B que garantem o apuramento direto para a fase final do Euro2016.

Os «diabos vermelhos» assumiram a liderança do grupo, de resto, com uma goleada em Andorra (1-4). Ao intervalo já venciam por dois a zero, com golos de Nainggolan (19m) e De Bruyne (42m), este último de livre direto.

Ildefons Lima reduziu para Andorra, de grande penalidade (51m), mas a Bélgica respondeu com mais dois golos: Hazard, de grande penalidade (56m) e Depoitre (64m), após cruzamento de Mertens.

Hazard ainda falhou uma outra grande penalidade, ao minuto 78, mas a Bélgica confirmou o regresso aos Europeus, dezasseis anos depois (a última presença foi em 2000, como coanfitriã).

Para o País de Gales será uma estreia nestas andanças. A equipa de Gareth Bale até foi derrotada na Bósnia (2-0), mas festejou graças à derrota caseira de Israel, frente ao Chipre (1-2).

Os dois golos bósnios surgiram na sequência de lances de bola parada: Djuric marcou na sequência de um livre na direita (71m) e Ibisevic fechou as contas após um canto.

Em Jerusalém, com arbitragem de Jorge Sousa, a seleção cipriota garantiu uma vitória muito importante. Dossa Júnior deu vantagem à equipa visitante quando estavam cumpridos 58 minutos. Bitton empatou com um remate forte de fora da área (76m), mas Demetriou (80m) garantiu a vitória de Chipre.

Com o apuramento direto arrumado, a última jornada promete fortes emoções na luta pelo terceiro lugar, que dá acesso ao «playoff». A Bósnia está agora nessa posição, com 14 pontos, e na última jornada visita Chipre, que tem agora 12 pontos. Pelo meio está Israel, com 13, e uma visita à Bélgica na última ronda.