A UEFA abriu processos disciplinares às federações da Roménia e da Albânia na sequência dos diversos incidentes perpetrados pelos seus adeptos no encontro de domingo em Lyon. Boa parte dos problemas aconteceram já depois da Albânia ter surpreendido a Roménia com uma vitória por 1-0 que lhe garantiu o terceiro lugar no Grupo A e deixou o adversário fora da luta pelos oitavos de final.

O organismo que dirige o futebol europeu já sancionou a Rússia por incidentes graves e abriu igualmente processos contra a Croácia, Turquia, Hungria, Bélgica e Portugal.

UEFA abre inquérito disciplinar a Portugal

Cumpridas apenas duas jornadas da fase de grupos, são já oito os países sancionados com procedimentos disciplinares, mais ou menos graves, devido ao comportamento dos respetivos adeptos.

 Entretanto, o diretor de competições da UEFA, o italiano Giorgio Marchetti, descartou qualquer possibilidade de resultados combinados na última jornada da fase de grupos, considerando que «todas as equipas têm motivos para vencer». «Estamos convictos de que em todos os jogos há motivos para vencer, seja para ficar em primeiro no grupo ou para se classificar. Não estamos preocupados com isso», assumiu.

O dirigente também revelou que a UEFA está «muito satisfeita» com o formato a 24 equipas, mesmo que se esteja a verificar uma «diminuição significativa» de golos. Nos primeiros 24 desafios, as duas primeiras jornadas de cada grupo, foram marcados 47 golos face aos 60 de 2012 e 57 de 2008.