O Benfica juntou-se ao FC Porto nos oitavos de final da Youth League ao bater os dinamarqueses do Midtjylland, na fria Arena de Herning, no desempate por grandes penalidades (6-5), depois de um empate 1-1 no tempo regulamentar dos «play-off»  que vão definir as oito equipas que se vão juntar às outras oito que se apuraram diretamente da fase de grupos.

O Benfica chegou ao intervalo a vencer por 1-0 e teve várias oportunidades para decidir o jogo ainda no tempo regulamentar, mas, depois de ficar reduzido a dez, por expulsão de Florentino, acabou por permitir o empate já perto do final. Na lotaria das grandes penalidades, o Benfica acabou por garantir a qualificação para a próxima fase, já na segunda série de pontapés desde a marca dos onze metros.

Um jogo em que João Tralhão reforçou a equipa de juniores com alguns jogadores da equipa B, como Rúben Dias, Florentino, Diogo Gonçalves ou José Gomes, mas que começou com um susto na baliza de Fábio Duarte, com Thychosen a colocar a bola na baliza do Benfica, num lance rápido que acabou por ser invalidado pelo árbitro por um suposto fora de jogo que deixou muitas dúvidas.

O Benfica não se deixou atemorizar pelo jogo mais atlético e direto do adversário e respondeu, logo aos 6 minutos, com Gedson a atirar ao lado na sequência de um canto da esquerda. Sob temperaturas negativas e queda ligeira de neve, o jogo seguiu intenso, aberto, com oportunidades nas duas balizas. Diogo Gonçalves, na marcação de um livre, aos 14 minutos, atirou colocado, mas a bola foi devolvida pelo poste.

O jogo estava repartido, mas à passagem da meia-hora já era percetível um ascendente do Benfica. Diogo Gonçalves, depois de uma primeira ameaça, acabou mesmo por marcar, depois de um lance construído por José Gomes sobre a direita que culminou com um passe atrasado. Diogo Gonçalves, à entrada da área, tirou um adversário da frente, antes de atirar colocado.

O Benfica chegou, assim, em vantagem ao intervalo e, já na segunda, teve várias oportunidades para aumentar a vantagem, com destaque para as oportundiades de João Filipe e Diogo Gonçalves. No entanto, tudo se complicou para a equipa de José Tralhão nos últimos dez minutos. Primeiro Florentino, que já tinha visto um amarelo, viu um segundo e o Benfica ficou reduzido a dez. Logo a seguir, o Midtjylland chegou mesmo ao empate, num livre muito bem marcado por Torp, que fez a bola sobrevoar a barreira, sem hipóteses para Fábio Duarte.

Um golo que moralizou a equipa dinamarquesa que ainda ameaçou dar a volta ao jogo. Esgotados os noventa minutos, ficou tudo decidido na lotaria das grandes penalidades, onde o Benfica foi mais feliz, com Diogo Gonçalves a marcar o pontapé decisivo já no início da segunda série.

Com esta vitória, o Benfica junta-se a Barcelona (ESP), CSKA Moskva (RUS), Dínamo Kiev (UCR), Paris Saint-Germain (FRA), FC Porto (POR), PSV Eindhoven (HOL), Real Madrid (ESP) e Sevilha (ESP) nos oitavos de final da competição.

Os oitavos de final jogam-se apenas com um jogo, tal como os quartos de final, mas as meias-finais serão disputadas em formato de torneio, com os quatro finalistas a discutirem o título no Estádio Colovray, em Nyon, na Suíça, entre 21 e 24 de abril.

FICHA DO JOGO

Arenas de Herning, na Dinamarca

Árbitro: Svein-Erik Edvartsen (Noruega)

Auxiliares: Magnus Lundberg e Jan Erik Engan

MIDTJYLLAND: Ottesen; Madsen, Murbeck, Nicolaisen e Jürgensen (Essaisi, 80m); Vang, Ogochukwu (Mads Olsen, 46m) e Torp e Anderson (Onomigho, 72m); Kirk e Thychosen.

Suplentes: Petersen, Kjeldsen, Madsen e Buch Jensen.

BENFICA: Fábio Duarte, Aurélio Buta, Rúben Dias, Pedro Álvaro, Ricardo Araújo, Florentino, João Filipe (Diogo Mendes, 81m), Gedson, Diogo Gonçalves, David Tavares (Mesaque Dju, 88m) e Zé Gomes.

Suplentes: Daniel Azevedo, Nuno Gonçalves, Filipe Soares, Tiago Dias e Vinícius.

Ao intervalo: 0-1

Disciplina: cartão amarelo a David Tavares (22m), Florentino (29 e 83m), Jürgenssen (70m) e Ricardo Araújo (71m). Cartão vermelho a Florentino (83m)

Marcadores: Diogo Gonçalves (42m) e Torp (84m).

Resultado final: 1-1 (5-6 gp)

JOGO AO MINUTO
0m: está muito frio em Herning, com ameaça de neve.
0m: João Tralhão apresenta um onze que é um misto entre equipa de juniores e alguns jogadores do Benfica B.
1m: começou o jogo.
2m: Thychosen coloca a bola na baliza do Benfica, mas o árbitro detetou uma posição ilegal. Ficam muitas dúvidas quanto a este lance.
6m: GEDSON!!! Na sequência de um canto da esquerda, a bola sobra para o segundo poste onde Gedson, destacado, atira ao lado. Esteve à vista o primeiro golo!
8m: Está um grau negativo nesta altura em Herning.
12m: jogo muito dividido, com oportunidades nas duas balizas.
14m: AO POSTE!!! Digo Gonçalves, na marcação de um livre, atira colocado, mas ao ferro.
22m: CARTÃO AMARELO para David Tavares (Benfica).
29m: CARTÃO AMARELO a Florentino (Benfica).
33m: muitas paragens a condicionar o ritmo das duas equipas.
36m: Ogochukwu atira à entrada da área, ao lado.
40m: DIOGO GONÇALVES! Grande lance de Buta que evolui pela direita e, sob a pressão de dois adversários, cruza para o primeiro poste onde, Diogo Gonçalves, depois de controlar a bola, fuzila Ottensen.
42m: GOLO!!! Não foi à primeira, foi à segunda! Bom lance de José Gomes, sobre a direita, a culminar com passe atrasado para Diogo Gonçalves que, depois de tirar um adversário do caminho, atira a contar com um remate colocado.
44m: Aurélio Buta fica queixoso depois de uma entrada dura de um adversário.
45m: mais dois minutos....
45m: INTERVALO!!!! Primeira parte equilibrada, com oportunidades nas duas balizas, mas com o Benfica a crescer e a chegar ao golo já perto do intervalo.
46m: começou a segunda parte.
46m: SUBSTITUIÇÃO NO MIDTJYLLAND: saiu Ogochukwu e entrou Mads Olsen.
47m: vão caindo flocos de neve no Arena de Herning.
47m: Defesa apertada de Fábio Duarte junto à barra. O guarda-redes do Benfica acaba de chocar com o poste e fica queixoso.
49m: Remate de Aurélio Buta para defesa apertada de Ottensen.
55m: neva com mais intensidade em Herning.
63m: JOÃO FILIPE!! Grande oportunidade para João Filipe que tira dois adversários do caminho e atira à figura de Ottensen. José Gomes ainda tentou a recarga, mas acertou em Nicolaisen.
67m: DIOGO GONÇALVES. Na marcação de um canto, Diogo Gonçalves quase fez a bola entrar junto ao primeiro poste.
70m: CARTÃO AMARELO a Jürgenssen.
71m: CARTÃO AMARELO a Ricardo Araújo.
72m: SUBSTITUIÇÃO NO MIDTJYLLAND: saiu Anderson, entrou Onomigho.
75m: Rápido contra-ataque do Benfica, com Ricardo Araújo a atirar à figura de Ottensen.
77m: David Tavares, em boa posição, atira contra Murbeck.
80m: SUBSTITUIÇÃO NO MIDTJYLLAND: saiu Jürgensen e entrou Essaisi.
81m: SUBSTITUIÇÃO NO BENFICA: saiu João Filipe e entrou Diogo Mendes.
83m: SEGUNDO CARTÃO AMARELO a Florentino (Benfica) e consequente vermelho.
84m: GOLO DO MIDTJYLLAND: na marcação de um livre direto, Torp coloca a bola por cima da barreira, sem hipóteses para Fábio.
85m: um golo que moralizou os dinamarqueses que jogam contra dez.
87m: Diogo Gonçalves, com um remate à meia volta, novamente perto do golo.
88m: SUBSTITUIÇÃO NO BENFICA: saiu David Tavares e entrou Mesaque Dju.
90m: Parece que vai ser tudo decidido nas grandes penalidades.
90m: mais quatro minutos...
FINAL: vai ficar tudo decidido nas grandes penalidades!
PENALTIES:

1-0, Mads Vang.

1-1, Rúben Dias.

1-1, Mads Olsen (defesa de Fábio Duarte).

1-1, Pedro Álvaro (defesa de Oliver Ottesen).

2-1, Mads Thychosen.

2-2, Gedson Fernandes.

3-2, Victor Torp.

3-3, Diogo Mendes.

4-3, Aziz Essaisi.

4-4, José Gomes.

5-4, Nikolaj Kirk.

5-5, Aurélio Buta.

5-5, Rasmus Nicolaisen (defesa de Fábio Duarte).

5-6, Diogo Gonçalves.

BENFICA VENCEU POR 6-5 E SEGUE PARA OS OITAVOS!!!!