O Benfica atingiu, esta quarta-feira, com a vitória por 2-1 ante o Lyon, para a Liga dos Campeões, a vitória número 200 nas competições europeias de clubes.

A equipa orientada por Bruno Lage deu conclusão a um feito iniciado com a primeira vitória de sempre, obtida na época há mais de 59 anos, em Edimburgo, a 29 de setembro de 1960, frente aos escoceses do Hearts, para a primeira mão da primeira eliminatória da Taça dos Campeões de 1960/1961.

Os encarnados igualam um feito anteriormente conseguido por outros sete clubes, nenhum deles português: Barcelona [que venceu neste quarta-feira o Slavia Praga], Real Madrid, Bayern Munique, Juventus, Liverpool [que venceu o Genk na Bélgica], Milan e Ajax [derrotado nesta quarta-feira pelo Chelsea].

LEIA MAIS: todas as notícias do Benfica

O clube lisboeta já tinha tido a mesma oportunidade na derrota em Frankfurt, na segunda mão dos quartos de final da Liga Europa de 2018/2019, bem como esta época, nos jogos ante o Leipzig e Zenit [as duas equipas empataram na Alemanha], para a fase de grupos da Champions. À quarta tentativa, foi de vez.

Por competição, o Benfica leva 113 triunfos na principal prova europeia de clubes, 68 deles na antiga Taça dos Campeões e 45 na Liga dos Campeões atual, desde 1992/1993. Há ainda 21 vitórias na Taça das Taças, duas na Taça das Cidades com Feiras, 35 na Taça UEFA e 29 na Liga Europa.

Dos 200 triunfos, 139 foram em casa, 59 fora e dois em campo neutro, precisamente os dois que permitiram os títulos europeus na Taça dos Campeões.