As finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa vão passar a disputar-se na mesma semana.

A medida, para já aplicável ao ciclo 2018/2021, foi aprovada na reunião do Comité Executivo da UEFA, em Helsínquia, cidade que vai acolher o congresso do organismo.

Na base desta mudança está a intenção de passar a final da Liga Europa para o final dos calendários internos, algo que já era aplicado à Liga dos Campeões. 

Nesse sentido, a UEFA anunciou, também nesta terça-feira, que a final da Liga Europa de 2019 está marcada para 29 de maio. É provável, portanto, que a final da Liga dos Campeões fique agendada para o dia 1 de junho.

A UEFA garantiu, contudo, que as finais continuarão a ser disputadas em cidades distintas.

O organismo decidiu então que, a partir de 2022, o Europeu de Futsal vai passar a disputar-se de quatro em quatro anos, com dezasseis equipas, e não de dois em dois anos, com doze equipas, como até aqui. Em 2020 já não haverá Europeu, e com esta mudança a prova deixa de ser disputada em ano de Mundiais.

A UEFA aprovou ainda a realização do Europeu de sub-21 de 2019 em Itália, de 16 a 30 de junho.

A UEFA Futsal Cup passará a ser designada também como Liga dos Campeões, a partir de 2018/19, e as três melhores federações do ranking vão passar a ter um segundo representante.