A equipa Sub19 do FC Porto venceu o Maccabi Telavive, na quarta jornada da UEFA Youth League, e continua na corrida do apuramento para os oitavos de final.

Em Israel, a tarefa dos comandados de António Folha revelou-se mais exigente do que inicialmente se previa. Num jogo muito equilibrado e com várias oportunidades para os dois golos, os dragões acabaram por triunfar por 1-2, golos de Michael Morais e Rui Pedro.

Michael Morais marcou o primeiro golo do jogo, aos 17 minutos, após cruzamento de David Sualehe, na esquerda. Michael - seis internacionalizações sub16 - surgiu bem na zona de penálti e rematou de pé esquerdo. A bola sofreu um desvio e bateu o desamparado Ohayon.
 
O 0-2 surgiu aos 40 minutos: cruzamento bem tirado por Fernando Fonseca - um dos melhores em campo -, na direita, e desvio de Rui Pedro, de primeira. Uma excelente finalização do jovem ponta-de-lança.

Nesta altura, o FC Porto controlava completamente as operações e até insinuava arrancar para uma goleada. No entanto, o golo do Maccabi, em cima do intervalo, alterou radicalmente o cenário e colocou os dragõezinhos sob pressão.

Pontapé de fora da área, de Altman, e Diogo Costa a ser muito mal batido. O guarda-redes do FC Porto estava a fazer um ótimo jogo, mas neste lance devia ter feito muito melhor. Mais tarde, no segundo tempo, voltaria a ser decisivo com duas extraordinárias defesas.

Nota ainda para um remate de Madi Queta, lançado no segundo tempo por Folha, ao poste direito da baliza do Maccabi e para a crença dos israelitas até ao derradeiro suspiro. 

Apesar da vitória e de alguns momentos muito agradáveis, o FC Porto voltou a revelar problemas graves no processo defensivo, permitindo ao Maccabi acreditar sempre no empate. Bem no processo ofensivo, com movimentos ótimos, irregular no defensivo.

Os dragões, treinados por António Folha, somam agora sete pontos no Grupo G.

O Chelsea tem sete pontos e o Dínamo Kiev soma quatro, tal como o FC Porto. As equipas estão nesta altura em campo.

UEFA YOUTH LEAGUE: todas as informações

FICHA DO JOGO:

Estádio Bloomfield, Telavive (Israel)
Árbitro: Vlado Glodjović (Sérvia)

MACCABI: Ohayon; Zelikovic, Galili, Almog (Durovic, 81) e Vaturi; Grechkin, Glazer e Altman; Haramati (Al Hawisat, 70), Kachinowsky e Shapira (Dasa, 60).

Suplentes: Sneh (GR), Rosenboim, Amran e Golan
Treinador: Ziv Avraham Arie

FC PORTO: Diogo Costa; Fernando Fonseca, Verdasca, Jorge Fernandes e David Sualehe; João Cardoso (José Leite, 86), Moreto Cassamá e Michael Morais (Madi Queta, 68); Bruno Costa, Rui Pedro (Rui Pires, 74) e Rúben Macedo.

Suplentes: Fábio Ferreira (GR), Diogo Dalot, Sandro Fonseca e Luís Mata.
Treinador: António Folha