Portugal somou a primeira vitória no Europeu de sub-19, diante da Alemanha (4-3), afastando a seleção anfitriã das meias-finais da prova.

A seleção orientada por Emílio Peixe ainda não tem presença assegurada nessa ronda, mas no mínimo ficará em terceiro lugar do grupo, o que dá acesso ao playoff de apuramento para o Mundial de sub-20 (com o terceiro classificado do outro grupo).

FILME DO JOGO

Portugal teve uma primeira aproximação à baliza contrária logo aos 10 minutos, mas João Carvalho foi desarmado em última instância, com a Alemanha a mostrar depois mais eficaz. Uma bela combinação entre Besuschkow e Serra lançou Ochs para o primeiro golo do encontro, aos 12 minutos.

Logo a seguir João Carvalho voltou a desperdiçar uma boa oportunidade (20m), mas a Alemanha também mostrava pontaria a mais, com uma «bomba» de Besuschkow a embater na trave da baliza de Pedro Silva (34m).

Ainda assim a boa reação portuguesa justificou o empate, apontado ao minuto 37 por Asumah Ankrah, uma das três novidades no «onze». As outras foram Diogo Dalot e Pedro Delgado, que ainda antes do intervalo também surgiu com perigo na área, mas a falhar o cabeceamento (41m).

A segunda parte começou praticamente com o segundo golo português, apontado por Gonçalo «Guga» Rodrigues, com um grande remate de fora da área (48m).

A seleção portuguesa conseguiu controlar o jogo nos minutos seguintes, impondo um ritmo mais baixo, mas acabaria por sofrer o empate na sequência de uma grande penalidade muito discutível, convertida por Ochs (67m).

A igualdade durou apenas três minutos. Xande Silva entrou a todo o gás e até marcou na recarga a um remate seu, que o guarda-redes alemão defendeu para as pernas de Aurélio Buta.

A Alemanha ainda esboçou uma reação, mas Portugal aniquilou a esperança dos anfitriões com um quarto golo, apontado precisamente por Buta, ao minuto 74.

A equipa germânica ainda reduziu a diferença com mais uma grande penalidade, aproveitada por Ochs para completar o «hat trick», mas não evitou a derrota, que inviabiliza assim o apuramento para as meias-finais da prova.

Portugal passa a somar 4 pontos e lidera o grupo, em igualdade pontual com a Itália, que defronta na última jornada. A Áustria está na terceira posição e soma dois pontos.