Com o apuramento do Sp. Braga para a final da Taça de Portugal, onde já estava o Sporting, fica praticamente garantido que o sexto classificado da Liga terá acesso à Liga Europa.
 
O Sporting já tem matematicamente garantida a qualificação europeia, pois já não pode ficar abaixo do quarto lugar, e até lhe falta apenas um ponto para assegurar o terceiro lugar e a presença na Liga dos Campeões. Como tal, se os «leões» vencerem a prova, é certo que sobra uma vaga na Liga Europa para o sexto classificado da Liga.
 
No caso do Sp. Braga é que falta essa confirmação matemática da qualificação europeia por via do campeonato, mas parece ser uma questão de tempo. Podia dar-se ainda o caso de a equipa «arsenalista» terminar a prova na sétima posição, e por isso precisar da conquista da Taça de Portugal para garantir a qualificação europeia. Neste cenário o sexto classificado não ia às provas europeias.
 
Mas para o Sp. Braga ficar em sétimo lugar seria necessário perder os quatro jogos que faltam e o Paços de Ferreira ganhar todos. Mais do que isso: as duas equipas terminariam em igualdade pontual, e por isso os «castores» teriam ainda de recuperar da desvantagem da primeira volta (derrota por 3-0 na Pedreira). Paços de Ferreira e Sp. Braga defrontam-se na próxima jornada, pelo que esta questão pode ficar já arrumada.