Eric Abidal não esquecerá o momento em que foi encontrado um tumor no fígado. O lateral do Barcelona viu-se obrigado a lutar contra a terrível doença, abandonou os relvados por uns tempos mas ainda voltou a tempo de levantar a Liga dos Campeões. Uma história de coragem e força que o francês quer que não seja única.

Um leitor da publicação espanhola «La Vanguardia» escreveu uma carta a contar uma história marcante envolvendo Abidal e o seu próprio filho, ainda criança, que padece de um tumor cerebral.

Imagens marcantes de 2011

«Papá compra-me a camisola dele. Lutarei como ele e ganharei a minha própria Champions», escreve J. García Serra, o pai, contando o pedido do filho que, na véspera do Dia de Reis, teve a visita que tanto esperava.

Abidal foi contactado pelo pai da criança e visitou-a no hospital. «Foi afectuoso, terno, simpático e abraçou-o muito durante dez minutos. Disse-lhe: «Vamos, vamos irmão, que estou aqui para te animar. Também luto contra esta doença e vou montar uma fundação para animar as crianças doentes»», continuou a contar J. García Serra.

Abidal guardou ainda um presente especial para a criança. Improvisando, tirou o Rolex que tinha no pulso e deu-o. Por trás estava gravado o seu nome. Perante a recusa inicial dos pais justificou a oferta: «Os valores já não me importam. Quero que ele esteja feliz.»