Uma página negra na história do futebol italiano. O dérbi entre Salernitana e Nocerina foi interrompido após vinte minutos de um jogo que se pode resumir numa simples expressão: uma farsa.

O cenário envolve ameaças dos adeptos do Nocerina aos seus jogadores, três substituições nos minutos iniciais e uma série de lesões convenientes a forçar a interrupção do encontro.

Os responsáveis da Lega Pro de Itália abriram de imediato um inquérito aos incidentes e prometem ir até às últimas consequências.

De acordo com as informações disponíveis, a equipa de Nocerina chegou ao estádio com evidentes sinais de nervosismo. Os seus adeptos foram impedidos de assistir ao encontro e decidiram ameaçar os jogadores durante a manhã, ainda no hotel.

«Não devem jogar o derby, se o fizerem não voltam a Nocera Inferiore»


O grupo não queria entrar em campo mas aceitou fazê-lo após uma longa conversa com representantes da Lega Pro. Como tal, o dérbi de Salerno começou com 40 minutos de atraso.

O Nocerina entrou em campo sem aquecer mas ninguém esperaria o que se seguiu. O treinador da formação visitante, Gaetano Fontana, decidou esgotar rapidamente as substituições.

Entretanto, começaram os problemas. Um, dois, três, cinco jogadores do Locerina a apresentar queixas. Demasiados. Perante os protestos dos adeptos locais, o Salernitana enfrentava um adversário em progressiva inferioridade numérica.

Durante esse terrível período, uma avioneta sobrevoou o estádio com uma mensagem a pedir respeito pelos adeptos do Nocerina. E terá sido esse respeito, ou até medo, a provocar este situação.


Aos vinte minutos de jogo, com a equipa forasteira reduzida a apenas seis elementos, o árbitro viu-se obrigado a suspender o encontro.

Um escândalo que promete não ficar por aqui. Os dirigentes no Nocerina demitiram-se em bloco e os responsáveis da Lega Pro querem, antes de mais, que Gaetano Fontana explica as três substituições em apenas dois minutos.

«Estou aqui apenas para comunicar que os todos os dirigentes do Nocerina estão demissionários. E os jogadores vão optar pelo silêncio», disse o diretor desportivo Luigi Pavarese, procurando explicar o inexplicável: «As substituições foram por opção técnica. Os jogadores entraram em campo sem aquecer, por isso aconteceram as lesões.»


Carlo Perrone, o treinador do Salertina, não escondeu o seu desalento perante tal cenário: «Esta é uma página terrível na história do futebol. Precisamos de perceber como foi possível isto acontecer. Sou um homem do desporto e neste momento estou muito desapontado.»