A partir do próximo dia 20, parte da história do desporto vai estar em leilão. Mas não é só da história do desporto que se trata. É da história moderna iniciada no século XX. As quatro medalhas de ouro ganhas por Jesse Owen nos Jogos Olímpicos de 1936 foram um apogeu desportivo, histórico nesta dimensão particular. Mas foram também um legado histórico para toda a humanidade pela dimensão política que tiveram no mundo de então. E que permanece até hoje como um símbolo. Uma fatia material deste símbolo pode agora ser avaliada (e arrematada) pelo preço de um milhão de dólares (cerca de 745 mil euros).

Uma das quatro medalhas ganhas por Jesse Owens na Olimpíadas de Berlim vai ser leiloada pela casa especializada SCP Auctions e estará sob licitação até dia 7 de dezembro. A estimativa é que os sete dígitos (em moeda norte-americana) sejam atingidos tornando esta peça a mais valiosa de sempre no que respeita a transações de artigos da história olímpica. O que diriam os heróis e vilões da altura?

Os Jogos da XI Olimpíada da era moderna decorreram nos primeiros quinze dias de agosto de 1936 em Berlim, a capital da Alemanha nazi, três anos depois de Adolf Hitler ter chegado ao poder. O chanceler alemão abriu os Jogos e essa foi a sua única declaração durante as Olimpíadas. Mas, como vários países boicotaram o evento por razões políticas com a sua ausência, também a carga ideológica esteve presente durante a sua realização com o propósito da Alemanha nazi em demonstrar superioridade da raça ariana. A resposta maior sobre as questões político-ideológicas levantadas no maior acontecimento desportivo mundial foi dada por um homem de raça negra nascido nos Estados Unidos da América em 1913.



É um mito real que é perpetuado até hoje como um símbolo da igualdade. Jesse Owens ganhou quatro medalhas de ouro no atletismo nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936. Com 22 anos na altura, o atleta de eleição conquistou o ouro nos 100 e 200 metros planos, estafeta de 4x100 metros e no salto em comprimento – com dois recordes mundiais e mais um olímpico. E foram estas quatro que, mais do que as 56 (24 de ouro) ganhas pelos EUA e até do que as 89 (33 de ouro) ganhas pela Alemanha, sobressaíram para sempre – por tudo o que foi posto em jogo –, até hoje.

Hoje, uma delas pode valer um milhão (ou mais) de dólares. Esta é a estimativa de David Kohler, o presidente da SCP Auctions. «Isto é muito mais do que uma parte da memorabilia do desporto. É uma parte da história», declarou ao «ESPN» o responsável da leiloeira especializada em artigos de desporto. O que ele não sabe é a que prova corresponde esta medalha, pois o troféu não tem uma referência específica em qualquer das faces. No programa «A Piece of the Game», todavia, é dito que é a dos 200 metros – na parte em que se conta a quem Owens a ofereceu .

Jesse Owens deu a medalha de presente a Bill «Bojangles» Robinson, um ator e dançarino norte-americano de sucesso nas primeiras décadas do século XX. A oferta deveu-se à ajuda que «Bojangles» lhe deu para arranjar emprego depois da glória olímpica, numa América também ainda muito marcada pela segregação racial. Owens terá dito: «Não fui convidado para a apertar a mão a Hitler, mas também não fui convidado para a Casa Branca para apertar a mão ao presidente.» O campeão olímpico tentou capitalizar monetariamente a sua fama e chegou a disputar corridas contra cavalos para ganhar dinheiro.



Esta medalha agora em leilão ganha um valor mais especial porque é a única cujo paradeiro é nesta altura público ou mesmo conhecido. A família de Jesse Owens não sabe onde estão as outras três. A medalha dada a «Bojangles» foi herdada pela sua mulher quando o artista faleceu. Quando ela também morreu, o precioso bem passou para a posse da herança de Elaine Plaines-Robinson, que agora a colocou a leilão através da SCP Auctions.

O artigo de memorabilia olímpica pelo qual se pagou mais dinheiro até hoje foi uma taça de prata ganha pelo vencedor da prova da maratona em 1896, nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas. O troféu ganho pelo grego Spiridon Louis foi adquirido por 865 mil dólares (cerca de 644 mil euros em valores atuais). Será que a medalha de Jesse Owens vai estar associada a mais esse recorde? Mais do que apostas, aceitam-se ofertas...