O extremo rumou ao Uruguai por empréstimo, em Janeiro de 2010. Neste sábado à noite, com a camisola do histórico Peñarol, Urreta conquistou o Torneio Clausura do país sul-americano. Agora, fica a torcer pelo Benfica de Jorge Jesus.

No jogo decisivo, o jogador emprestado pelas águias assumiu papel decisivo. O Peñarol defrontou o Fenix, actual segundo classificado, e começou a perder. Martinuccio empatou e Urretaviscaya, logo após o intervalo, confirmou a reviravolta (1-2)! A três jornadas do final, tudo resolvido.

Brilhar apenas no clássico

Jonathan Urretaviscaya fez apenas um jogo na Liga 2009/10, mas bastou. Os adeptos encarnados foram surpreendidos com a exibição do veloz uruguaio no clássico frente ao F.C. Porto, resolvido com um golo de Javier Saviola (1-0).

O seu destino, contudo, já estava traçado. A 20 de Dezembro, empolgou frente aos dragões. A 12 de Janeiro, viajava para representar o Peñarol, por cedência até final da época. O avançado, com apenas 20 anos, quis acumular minutos para sonhar com o Mundial de 2010.

No campeonato uruguaio, Urreta marcou um total de quatro golos, dois deles frente à anterior equipa, o River Plate de Montevideo.

Airton também pode festejar a dobrar

Urrestaviscaya terá um parceiro do festejo duplo, caso o Benfica garanta a conquista do título português. Airton foi campeão no Brasil, pelo Flamengo, antes de rumar ao Estádio da Luz na reabertura do mercado. O jovem canarinho tem servido de alternativa a Javi Garcia, no plantel encarnado.

Entre os atletas cedidos pelo Benfica, Patric também luta por um troféu. Contudo, o lateral direito não chegou a alinhar na Liga portuguesa. Cedido ao Cruzeiro de Belo Horizonte, o jogador viria posteriormente a rumar ao Avaí, clube que lidera o Campeonato Catarinense.

Shaffer e Keirisson foram utilizados por Jorge Jesus na primeira volta da Liga, antes de serem encaminhados para outros destinos. O argentino foi emprestado ao Banfield, campeão na Abertura, actual 6º classificado no Torneio de Clausura. O avançado brasileiro, pertencente aos quadros do Barcelona, transitou para a Fiorentina, marcando dois golos em Itália, até ao momento.

[artigo actualizado]