Era o jogo que gerava mais expectativa no Open dos Estados Unidos. James Blake, que recebeu um wildcard (convite) para participar no torneio do Grand Slam, tinha eliminado da competição nomes como Rafael Nadal e Tommy Robredo. Andre Agassi, sétimo cabeça de série, está perto do abandono. Os especialistas dividiam-se na distribuição de favoritismo e o jogo comprovou isso mesmo.
Em causa estava o acesso às meias-finais. James Blake entrou em grande força nos dois primeiros sets (duplo 6-3), forçando os erros de Agassi, e mostrando que tem umas das melhores respostas ao serviço do circuito. Só que no terceiro, o veterano reencontrou em si o melhor ténis e, apesar de estar em desvantagem depois de ter sofrido um break, venceu, obrigando Blake a alguns erros (6-3).
Eram quase cinco da manhã em Portugal, quando se iniciou o quarto set. Agassi aproveitou a quebra de confiança do adversário e venceu novamente por 6-3. A quinta e última partida foi a mais emocionante de todas e foi decidida no tie-break. Aí, a maior experiência de Agassi foi determinante: 7-6 (8-6 no tie-break. Um jogo épico. Agassi vai agora defrontar outro compatriota, Robby Ginepri, que derrotou o irregular argentino Guillermo Coria por 3-2 (4-6, 6-1, 7-5, 3-6 e 7-5).
Roger Federer, Suíça (1º cabeça de série)-Davide Nalbandian (11º), Argentina e Lleyton Hewitt, Austrália (3º)-Jarko Nieminen, Finlândia são os outros dois jogos dos quartos-de-final.
No quadro feminino, destaque para a eliminação da número 1 do mundo, a norte-americana Lindsay Daveport (2ª), pela russa Elena Dementieva (6ª). Muitos erros forçados de Lindsay e excelentes respostas ao serviço por parte de Dementieva, cujo único handicap continua a ser o serviço, forçaram a derrota em três sets por: 1-6, 6-3 e 6-7 (6-8 no tie break.
A russa vai jogar nas meias-finais com a france Mary Pierce (12ª), que eliminou a compatriota Amélie Mauresmo em dois sets: 6-4 e 6-1. O outro encontro da ronda vai opor a russa Maria Sharapova (1ª) à belga Kim Clijsters (4ª), que eliminou da competição a norte-americana Venus Williams.