A tenista portuguesa Maria João Koehler juntou-se a Michelle Larcher Brito na última ronda do torneio de qualificação para o quadro principal do US Open, ao vencer a romena Andreea Mitu, 177ª do ranking mundial, por 6-7 (5-7), 6-3 e 6-3, em uma hora e 52 minutos.

Michelle Larcher de Brito, 118ª jogadora mundial, e Maria João Koehler, 126ª, estão, assim, a um triunfo do quadro principal da prova norte-americana, último grande slam da temporada.

Na terceira ronda do «qualifying», Michelle Larcher de Brito defronta a britânica Elena Baltacha, 224ª do «ranking» e, caso ganhe, garante a sua terceira presença no quadro principal da competição, depois de ter chegado à segunda eliminatória em 2009 e se ter ficado pela primeira em 2010.

Por seu lado, Maria João Koehler precisa de bater a australiana Olivia Rogowska, 152ª jogadora mundial, para conseguir pela primeira vez na sua carreira a presença no quadro principal do US Open.

O Open dos Estados Unidos começa segunda-feira nos «courts» de Flushing Meadows, em Nova Iorque, e Portugal já tem assegurado um representante no quadro principal, o vimaranense João Sousa, que teve entrada direta e vai defrontar na primeira ronda o búlgaro Grigor Dimitrov, 25ª cabeça de série.