O segundo dia do US Open marca a entrada em ação dos representantes portugueses em prova. A número um nacional, Michelle Larcher de Brito, abre o programa do Court 16, a partir das 11 locais (16 h em Lisboa), frente à grega Eleni Daniilidou, naquela que será a sua terceira participação no quadro principal do US Open. Maria João Kohler, a outra representante lusa no quadro feminino, defronta a francesa Alize Cornet no Court 11, na ronda de estreia daquela que é a sua presença no quadro principal do quarto grand Slam da temporada, um pleno.

Em masculinos, o mais cotado jogador português no circuito mundial, João Sousa (95.º), assinala a estreia absoluta no US Open frante ao búlgaro Grigor Dimitrov, 25.º cabeça de série, no segundo encontro do programa delineado para o Court 6.

A tenista norte-americana Serena Williams começou da melhor forma a defesa do título no US Open, quarto e último Grand Slam da temporada, ao bater facilmente segunda-feira a italiana Francesca Schiavone por 6-0 e 6-1.

O primeiro dia ficou marcado pela chuva torrencial que caiu no final da jornada, que obrigou a cancelar a estreia do suíço Roger Federer, na corrida a um sexto troféu no maior torneio dos Estados Unidos.

À procura do quinto troféu em Flushing Meadows, Serena Williams, líder do «ranking», precisou de apenas uma hora para deixar pelo caminho Schiavone, horas depois de outro dos favoritos, o espanhol Rafael Nadal, também assinalar a estreia na edição de 2013 com um triunfo confortável.

Nadal, vencedor da edição de 2010, esqueceu de vez a contrariedade de 2012 (ausente por lesão) e bateu, em pouco mais de duas horas, o norte-americano Ryan Harrison, por 6-4, 6-2, 6-2. Foi a 54ª vitória de Nadal esta temporada, na qual ainda só perdeu três encontros e já conquistou nove títulos.