O tenista líder do ranking mundial, Roger Federer, garantiu na quarta-feira a passagem à terceira ronda do Open dos Estados Unidos, último «Grand Slam» da temporada e que venceu nas anteriores cinco edições.

O suíço superou o alemão Simon Greul pelos parciais 6-3, 7-5 e 7-5. Segue-se na próxima eliminatória o australiano Lleyton Hewitt, antigo número.

A manter-se a tradição, Federer sairá vencedor, pois há seis anos que o australiano não lhe consegue ganhar. «Ele começou a sua série aqui mesmo, na final de 2004, pelo que será simpático se a terminar aqui», disse Hewitt, em tom de brincadeira.

Mas o actual número 32 do ranking ATP está consciente das dificuldades que vai encontrar: «Não há muitos jogadores que sejam capazes de o parar, sobretudo em Nova Iorque. O Roger está muito confiante neste momento.»

Por seu turno, Federer não se deixa levar pela euforia e até alerta: «Nova Iorque é um dos melhores pisos do Lleyton. A Austrália é um pouco lenta para ele. Quanto mais rápidos são os pisos, melhor ele joga. Vai ser um encontro simpático, mas difícil.»