Daniil Medvedev perdeu a final do US Open para Rafa Nadal, mas não perdeu o sentido de humor e no final do encontro, além de elogiar o adversário, também mostrou fair-play ao fazer até algumas piadas.

«Quero dar os parabéns ao Rafa. Vencer 19 títulos do Grand Slam é inacreditável», disse o russo, dirigindo-se depois ao espanhol: «A forma como tu jogas é uma piada, é muito difícil defrontar-te. O que fazes pelo ténis em geral… há 100 milhões de miúdos a ver-te jogar e a quererem jogar ténis. É incrível para o nosso desporto».

«Quando estava a ver o vídeo de tributo para o Rafa e estavam a mostrar o número um, número dois… número 19 eu pensei: se fosse eu o que é que mostravam?», brincou o jovem tenista russo.

LEIA TAMBÉM: Nadal em lágrimas ao recordar os 19 títulos do Grand Slam (VÍDEO)

A perder por 2 sets 0, Medvedev conseguiu levar a discussão do troféu até ao quinto set. «Como conseguiste?», perguntaram-lhe. «Para ser honesto, na minha mente já pensava no que ia dizer ser o meu discurso, vai ser rápido, em 20 minutos. Perdia em três sets na minha primeira final, a tentar dar luta, mas sem conseguir. Mas tinha de lutar por cada bola e ver como é que ia ser. Durou muito tempo, mas infelizmente não correu da melhor forma para mim», respondeu, agradecendo depois ao público.

LEIA MAIS: todas as notícias de ténis

«Durante o torneio disse algo para vocês num mau sentido mas agora digo no bom sentido: foi por vossa causa que estive aqui na final. Esta noite vai ficar sempre na minha memória. Como disse, no terceiro set já estava a pensar no discurso, mas vocês apoiaram-me porque queriam ver mais ténis e por vossa causa continuei a lutar.»