Figura: Tomané

Esclarecido e incisivo nas suas ações, o jovem extremo formado no clube foi o elemento mais desestabilizador do V.Guimarães. Com a apatia de Barrientos e Maazou, a manobra ofensiva do conjunto orientado por Rui Vitória esteve entregue quase que exclusivamente aos rasgos de velocidade impostos pelo jogador de 21 anos. Esteve perto do golo por duas ocasiões no primeiro tempo.

O Momento: perigo de Tomané (45m)

Lance de maior perigo no D.Afonso Henriques, protagonizado por Tómané. O cruzamento de Tiago Rodrigues foi açucarado, num dos poucos momentos positivos do médio, e o número 9 do V.Guimarães a pentear o esférico que sai a escassos centímetros do poste quando Matt Jones.

Desilusão: Tiago Rodrigues

Nada sai bem ao médio que no final da época passada saiu do V.Guimarães para o FC Porto. Agora por empréstimo na cidade-berço, parece não sair o mesmo perfume dos pés do criativo do Vitória. Quase sempre distante dos duelos travados no meio campo e dos espaços de decisão, nem os lances de bola parada lhe têm saído bem. Foi o primeiro a ser preterido por Rui Vitória na ânsia de dar a volta ao texto.

Outros destaques:

Diawara: o franco senegalês impressiona pela imponência física, e fez-se valer disso para impor respeito à defensiva do V.Guimarães. Pôs o último reduto vimaranense em sentido logo nos minutos iniciais ao ganhar nas alturas a Douglas, que foi ao choque com o avançado para tentar disfarçar a diferença de altura entre Diawara e os centrais da equipa da casa.

Diakité: um verdadeiro poço de força no meio campo do Belenenses, que confere dimensão física e versatilidade aos azuis. Foi quase sempre dono e senhor das disputas de bola travadas no sector intermediário. Para além disso foi peça importante na primeira fase de construção de jogo do Belenenses.

João Afonso: Seguro e aguerrido o defesa central do Belenenses não permitiu qualquer esboço atacante de maior nomeada aos atacantes do V.Guimarães. Jogou simples, sem comprometer e não dando um milímetro a Moussa Maazou. Um autêntico pilar na defensiva do Belenenses.