Acompanhe o V. Guimarães-Belenenses AO VIVO

O momento

V.Guimarães: A série de resultados negativos foi quebrada na Amoreira, com o triunfo no reduto do Estoril. O mês negro de novembro já lá vai, e o conjunto minhoto deseja inverter a tendência agora em dezembro. Depois de cinco derrotas em um empate, que valeram a eliminação de três competições, o V.Guimarães procura vencer naquele que é o seu jogo 2000 no principal escalão do futebol português.

Belenenses: O último triunfo da equipa de Belém, a contar para o campeonato, já lá vai há mais de dois meses, facto que atesta a irregularidade com que o Belenenses tem pautado esta época de regresso ao convívio entre os grandes. O conjunto do Restelo ainda não somou qualquer triunfo fora de casa e os dez pontos conquistados até agora fazem com que os azuis estejam apenas com dois pontos sobre a linha de água.

Ausências

V.Guimarães: Abdoulaye (lesionado) e André André (castigado).

Belenenses: Miguel Rosa (lesionado) e Fredy (castigado).

Discurso direto

Rui Vitória: «Estamos focados naquilo valemos e que somos capazes de fazer. O Belenenses tem feito bons desempenhos nos últimos jogos, é uma equipa que vem da segunda liga mas que fez um belíssimo campeonato. Acho que vai ser uma equipa difícil, porque tem bons jogadores e está bem organizada. Penso que vem a Guimarães à procura do nosso erro, tentando impor a sua forma de jogar.»

Diawara: «A nossa equipa vai jogar para ganhar. Sabemos que este vai ser um jogo difícil, num campo difícil, mas vamos para ganhar. Vamos tentar jogar como uma equipa, ganhar os duelos individuais, e vamos sem medo. Temos de estar tranquilos. A equipa treinou muito bem esta semana e acho que podemos ganhar.»

Histórico de confrontos:

Nos últimos vinte anos o Belenenses apenas conseguiu sair de Guimarães com os três pontos por uma ocasião, já lá vão quase dez anos. No confronto entre dois históricos do futebol português, o registo é favorável à equipa da casa. Num total de 67 jogos disputados na cidade-berço, o V.Guimarães venceu 35 vezes e perdeu 17, registando-se 15 empates. O último triunfo do Belenenses na casa do V.Guimarães foi em fevereiro de 2004, na Maia por interdição do Estádio D. Afonso Henriques.

Equipas prováveis:

V.Guimarães:

Outros convocados: Assis, Freire, Addy, Crivellaro, Plange, Russi e Malonga.

Belenenses:

Outros convocados: Rafael Veloso, Kay, Paulo Jorge, Fernando Ferreira, Jonsson, Arsénio e Tiago Caeiro.