O V. Guimarães foi derrotado em casa pelo Bétis de Sevilha, no jogo da quarta ronda do grupo I da Liga Europa. Um golo nos descontos, apontado no último suspiro do encontro por Chuli, caiu que nem um autêntico balde de água fria no Estádio D. Afonso Henriques.

O empate pairava no ar, o jogo encaminhava-se para o seu final e não se perspectivava outro desfecho que não a divisão de pontos. Os espanhóis acreditaram, e o avançado lançado por Pepe Mel no decorrer do segundo tempo catapultou a equipa de Sevilha para o primeiro lugar do grupo I. Lance um pouco fortuito, é certo, mas o avançado espanhol de 22 anos não se importou e coloca o V.Guimarães mais distante dos lugares de apuramento para a próxima fase.

Os dois conjuntos defrontaram-se há quinze dias atrás, mas os dois técnicos apresentaram mudanças substanciais nas suas equipas. Rui Vitória operou cinco alterações no seu onze, enquanto que o Bétis apresentou-se em Guimarães com sete alterações.

Surpresa vinda de Sevilha

Na conferência de imprensa de antevisão ao encontro o técnico do Bétis, Pepe Mel, mostrou-se amistoso, simpático até. Revelou o onze que ia jogar e demonstrou-se desinteressado pelo jogo dizendo que a liga espanhola é que é importante. Pura estratégia.

A equipa espanhola apresentou-se aguerrida em Guimarães, a fazer pressão sobre a bola e com vontade de levar os três pontos para casa. Teve mais bola, assumiu as despesas do jogo contrariando aquele que havia sido a sua postura no Benito Villamarín e bloqueou os movimentos do Vitória.

Maazou foi presa fácil para a defensiva espanhola, que apostou em montar uma teia engenhosa que apanhou sempre o possante avançado em fora de jogo. Vadillo deu profundidade ao jogo dando maior ímpeto ofensivo à equipa da Andaluzia.

V. Guimarães sem soluções

Foi apanhado de surpresa o Vitória de Guimarães e Rui Vitória. Perante o Bétis ousado, os vimaranenses fizeram-se valer de um Barrientos inspiradíssimo, mas que não chegou para tudo e até acabou por sair quando já faltavam poucos minutos para o final.

Num segundo tempo de toada e resposta, ninguém ousou abanar com as redes e o relógio encaminhou-se a passos largos para o final. O empate na Croácia, entre Rijeka e Lyon deixavam antever que tudo ficaria na mesma nas contas do grupo, mas o minuto 93 foi fatídico para o Vitória. Pepe Mel acertou na substituição e somou três pontos.

Permanece no terceiro lugar do Grupo I o V.Guimarães, agora a dois pontos dos franceses do Lyon e quatro pontos do Bétis, que tem tudo encaminhado para seguir em frente na prova. Ganha contornos decisivos a deslocação da próxima jornada à Croácia para defrontar o Rijeka.