O momento

V.Guimarães: Novo fôlego para os minhotos depois do triunfo em Olhão que serviu para curar a ressaca da derrota no dérbi diante do Braga. O futebol regressa ao D. Afonso Henriques mais de um mês depois do último jogo a contar para o campeonato. O Vitória tem via aberta para ultrapassar o Estoril na classificação.

Nacional: Os insulares ainda não perderam em 2014. Dois triunfos e dois empates, igualmente repartidos pela Taça da Liga e pelo campeonato, constituem o registo do Nacional no presente mês. Com 25 pontos conquistados os madeirenses estão às portas da europa, lugar que pode ser alcançado com um triunfo no D. Afonso Henriques.

Ausências

V.Guimarães: nada a registar.

Nacional: Aly Ghazal (castigado), Jaime, Camacho e Skolnik (lesionados).

Discurso direto

Rui Vitória: «Acho que vai ser um jogo difícil, sabemos que vamos ter um osso muito duro de roer. Não me parece que vá ser um jogo totalmente bem jogado, mas com preocupação com erros que têm de se evitar. Vejo no Nacional uma equipa com capacidade de criar lances de perigo, e nós temos sempre aquela ambição e aquela vontade de ganhar o jogo. A última jornada foi importante, ganhamos pontos e vamos continuar com a nossa vontade».

Manuel Machado: «Adivinha-se um jogo repartido, sem favoritos, e será a equipa que estará mais concentrada e cometer menor número de falhas aquela que acabará por ser premiada. Não vão existir facilidades para o nosso lado, mas o Guimarães também vai encontrar um adversário numa fase boa, com o mesmo objetivo e com a mesma dimensão ao nível daquilo que é a ambição em ganhar».

Histórico de confrontos:

Ascendente para o V.Guimarães que venceu metade dos jogos em casa diante do Nacional. Sete triunfos num total de catorze jogos realizados. Os insulares venceram duas vezes na cidade-berço, e conseguiram cinco empates. Na temporada passada o Nacional venceu por três bolas a uma em Guimarães. Aliás, os vimaranenses costumam ter vida difícil quando defrontam o conterrâneo Manuel Machado.

Equipas prováveis:

V.Guimarães:



Outros convocados: Assis, Josué, Kanu, Pedro Correia, André Santos, Tiago Rodrigues, Plange, Maazou e Malonga.

Nacional:



Outros convocados: Ricardo Batista, João Aurélio, Diogo, Sequeira, Gomaa, Lucas João e Reginaldo.