O V.Guimarães voltou aos triunfos depois de duas derrotas consecutivas. Perante um Rio Ave motivado o conjunto vitoriano aproveitou um golo apontado por Barrientos ainda antes dos dez minutos para assumir as despesas do jogo e conseguir três pontos preciosos.

A equipa de Vila do Conde prometeu mais do que aquilo que foi capaz de produzir no D. Afonso Henriques e acabou por sair de Guimarães com o mesmo resultado da primeira volta, uma desvantagem pela margem mínima. O Rio Ave já não vence há um mês em jogos a contar para o campeonato.

Em relação ao último encontro, V.Guimarães e Rio Ave apresentaram-se em campo apenas com uma alteração em cada um dos onzes. O capitão Leonel Olímpio, castigado, deu lugar a André Santos no meio campo. No Rio Ave Roderick ficou fora dos convocados por opção técnica, jogado o peruano Rodriguez no seu lugar.

Barrientos inverteu a tendência

Rui Vitória tinha alertado para o facto de o Rio Ave estar «fresquinho» em termos anímicos depois de carimbado o acesso à final da Taça da Liga. Alerta acertado por parte do timoneiro do V.Guimarães, que viu o Rio Ave entrar pelo D. Afonso Henriques dentro de vento em popa, empurrado pelo tradicional vento vila-condense.

O conjunto de Nuno Espírito Santo pôs o V.Guimarães em sentido nos primeiros minutos, puxando dos galões. Os minhotos reagiram com um golo apontado por Barrientos ainda antes de cumpridos os primeiros dez minutos.

Um tento que teve o condão de inverter a tendência do jogo. O Rio Ave dava mostras de querer entrar em Guimarães disposto a puxar dos galões de finalista da Taça da Liga, mas o golo trouxe a tranquilidade que faltava ao V.Guimarães. Permitiu à equipa da Cidade Berço jogar mais desinibida e sem medo de olhar nos olhos do adversário.

Rio Ave sem capacidade de reação

A entrada para o segundo tempo foi em tudo semelhante à primeira. O Rio Ave mais aguerrido e disposto a remeter o V.Guimarães para a sua defensiva. O próprio resultado a isso obrigava uma vez que os vila-condenses corriam atrás do prejuízo.

Se no primeiro tempo o Rio Ave não teve capacidade para reagir, o ímpeto ofensivo do Rio Ave fez-se sentir com mais notoriedade. O lance de maior perigo dos homens de Vila do Conde aconteceu à passagem dos 64 minutos com Douglas a opor-se bem a um remate fortíssimo de Braga.

Apesar de acabar o encontro completamente instalado no meio campo do Vitória, nos últimos minutos, o Rio Ave conseguiu pouco mais do que o remate violento de Braga. Os três pontos acabaram por ficar na Cidade Berço por força do tento de Barrientos e da pouca criatividade de Rio Ave e V.Guimarães no segundo tempo.

Os dois conjuntos perderam peças importantes para os encontros que se avizinham, por acumulação de amarelos. Rui Vitória não conta com André André para a deslocação à Luz, Nuno Espírito Santo perdeu Ukra para a recepção ao Sporting.