V.Guimarães: os vimaranenses vêm de duas derrotas consecutivas, que esfriaram as ambições europeias em Guimarães. Com o quarto lugar em ponto de mira, os pupilos de Rui Vitória perderam diante do Nacional e do V.Setúbal caindo para o sétimo lugar. O V.Guimarães precisa de pontos e de alento para um ciclo complicado que se avizinha no campeonato.

Rio Ave: é com a moral em alta que o conjunto de Vila de Conde se desloca ao D. Afonso Henriques, apenas três dias depois de ter carimbado a presença na final da Taça da Liga, feito inédito para os vila-condenses. Em oitavo lugar no campeonato, o Rio Ave garantiu também recentemente presença nas meias-finais da Taça de Portugal.

AUSÊNCIAS

V.Guimarães: Kanu (lesionado) e Leonel Olímpio (castigado).

Rio Ave: Ronny e Stanislav Kritciuk (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Rui Vitória: «O Rio Ave tem uma boa equipa, com bons jogadores que trabalham juntos há muito tempo. Espera-nos um jogo complicado, e portanto vai ser um jogo difícil para nós. A motivação interna é mais importante que a fadiga, e eles do ponto de vista mental estão fresquinhos».

Nuno Espírito Santo: «Em termos psicológicos a equipa está motivada e feliz, havendo uma descompressão norma. Vamos ter pela frente uma equipa muito forte e que neste momento tem ambições europeias, podendo tornar este jogo decisivo para as suas pretensões».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

O rio Ave tem vindo a crescer no D. Afonso Henriques. O histórico é favorável ao V.Guimarães, que nos 22 jogos realizados no D. Afonso Henriques venceu 14. O Rio Ave soma apenas três triunfos na Cidade Berço, mas todos conseguidos nos últimos cinco anos. O primeiro triunfo do Rio Ave foi apenas em 2009. Na época passada o triunfo sorriu aos vila-condenses que venceram com um golo de Braga.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

V.Guimarães:



Outros convocados: Assis, Josué, João Amorim, Tiago Rodrigues, Nii Plange, Maazou, Russi e Malonga.

Rio Ave:



Outros convocados:Ventura, Rodriguez, André Vilas Boas, Tiago Pinto, Nuno Lopes, Luís Gustavo, Ruben Ribeiro, Pedro Santos e Joeano.