Paulo Bento disse, de resto, que o Sporting não pode dar-se ao luxo de perder pontos. Para o técnico é urgente garantir o segundo lugar. «Até podemos não acabar campeões, mas o que não podemos é acabar o trajecto em terceiro lugar. É responsabilidade nossa manter o que temos, é responsabilidade só nossa se ficarmos em terceiro lugar», disse.

Ora para vencer em Guimarães, Paulo Bento conta com uma boa notícia e uma outra menos boa. A boa é que a equipa atravessa o melhor período da época. Soma quatro vitórias consecutivas e pode chegar à quinta. A má notícia é que há várias limitações para o treinador: Izmailov, Yannick, Romagnoli, Vukcevic e Grimi estão lesionados.

Ora perante estas ausências, é possível que Paulo Bento tenha de improvisar um meio-campo com uma média de 21 anos e todo formado em Alvalade: Adrien, Pereirinha, João Moutinho e Miguel Veloso. «Faz parte da política do clube uma aposta na formação do clube», justificou. «Não é positivo nem negativo, é a situação que temos».

«É importante retirar a pressão dos jogadores mais jovens e é importante que os que os rodeiam em certos momentos os saibam suportar. E o Sporting tem jogadores que, pela sua experiência e maturidade, são capazes de suportar alguns momentos menos positivos que possam surgir em função da juventude dos companheiros», apontou.

Um V. Guimarães que se apresenta como favorito

Do outro lado surge um V. Guimarães habituado a vender muito caras as derrotas caseiras. A formação de Manuel Cajuda já perdeu quatro vezes em casa (Benfica, F.C. Porto, Nacional e Trofense), mas suportada no forte apoio popular costuma criar muitas dificuldades aos adversários. Por isso Manuel Cajuda diz que o Vitória é favorito.

«Tenho admiração pelo Sporting e pelo Paulo Bento, mas, sábado, o V. Guimarães é favorito», disse, adiantando que o Sporting «é um dos grandes, mas isso não implica um atestado de minoridade» à equipa vimaranense. «Quero que o Vitória seja favorito em todos os jogos e este não foge à regra. A equipa Está a crescer e a jogar melhor futebol.»

Manuel Cajuda parte, de resto, apenas com três ausências forçadas (Douglas, Lionn e Serginho, todos lesionados), sendo que de regresso tem João Alves, após castigo. O técnico pode por isso apresentar o onze praticamente mais forte, para um jogo com início marcado para as 21 horas e que será dirigido por Bruno Paixão (Setúbal).

Equipas prováveis:

V. GUIMARÃES: Nilson; Andrezinho, Gregory, Moreno e Milhazes; Flávio Meireles e João Alves; Marquinho, Nuno Assis e Desmarets; Roberto.

Suplentes: Nuno Santos, Danilo, Sereno, Wênio, Custódio, Fajardo, Luís Filipe, Carlitos e Santana.

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Polga e Caneira; Adrien Silva; Pereirinha, João Moutinho e Miguel Veloso; Liedson e Derlei.

Outros convocados: Ricardo Batista, Pedro Silva, Ronny, Tonel, Romagnoli, Postiga e Tiuí.