Norton de Matos decidiu levar todo o plantel do Vitória de Setúbal para o encontro com a Sampdória, da segunda-mão da Taça UEFA. O treinador dos sadinos premeia assim os futebolistas com uma viagem a Itália, numa altura conturbada do clube, que atravessa problemas financeiros.
O terceiro guarda-redes, Fabien, também viaja com a equipa, apesar de saber que tem poucas possibilidades de se sentar no banco de suplentes. Mas Norton de Matos sabe que esta é uma oportunidade única para os jogadores sentirem um encontro europeu fora de Portugal, por isso, tomou esta decisão.
Mas para sentirem o ambiente europeu, os futebolistas sadinos terão também de fazer alguns sacrifícios. Como aquele de passar três horas num autocarro de Milão a Génova, depois de uma viagem de avião e antes do treino de adaptação ao estádio da Sampdoria.
O Vitória realizou esta manhã o último treino antes da viagem para Itália. Norton de Matos quer que a sua equipa adie o golo adversário o maior tempo possível. O empate a uma bola da primeira-mão pode virar a favor dos sadinos se os italianos se enervarem por não conseguirem marcar e depois o Vitória conseguir surpreender. «Não acredito que a Sampdoria vá jogar num ataque constante, acho que vai jogar com cautelas», apontou. «Quanto mais tempo aguentarmos o zero-zero melhor. Penso que depois poderemos aproveitar algum nervosismo do adversário e tentar surpreender», referiu.
É com esta esperança que a equipa portuguesa parte em busca de um apuramento difícil para a fase de grupos da Taça UEFA. O Vitória parte amanhã, pelas 9h20, para Milão. Depois seguirá de autocarro a partir das 13 horas para Génova, onde deverá chegar por volta das 16h. Para as 19 horas está marcado o treino no Estádio Luigi Ferraris.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Fabien, Moretto e Marco Tábuas;
Defesas: Janício, Nandinho, Fonte, Auri, Veríssimo, Adalto e Flávio;
Médios: Dembelé, Diakité, Bruno Ribeiro, Ricardo Chaves, Binho, Costinha e Lacombe;
Avançados: Heitor, Fábio Hempel, Tchomogo, Sougou, Franja e Pedro Oliveira;