A pensar em todos aqueles que, durante o mês de Junho, vão passar pela Polónia e a Ucrânia para espreitar os jogos do Campeonato da Europa, a União Europeia e a UEFA celebraram um acordo para divulgar conselhos práticos para a viagem.

Foi criado um site especial para tirar todas as dúvidas relacionadas com a viagem e estadia, mas o Maisfutebol resumiu neste artigo os principais conselhos do organismo.

Assim:

- Ao contrário da Polónia, a Ucrânia não pertence à União Europeia, portanto é necessário um passaporte válido;

Portugal não tem embaixada na Ucrânia, mas como membro da União Europeia, pode pedir apoio em qualquer embaixada de um dos outros países membros.

-Evite as marcações de última hora neste período de maior confusão.

-Se fizer uma marcação que inclua duas destas três coisas: transporte, estadia e serviços turísticos e o serviço se estender por mais de 24 horas tem o direito a transferir o pacote para outra pessoa ou a cancelá-lo se houver alguma alteração de última hora.

-Peça um Cartão Europeu de Seguro de Doença na Segurança Social ou pela internet. É grátis e permite aceder aos hospitais públicos da Polónia com custos reduzidos. Para a Ucrânia continuará a precisar de um Seguro de Viagem. E atenção à vacina contra o sarampo!

-Numa viagem de comboio também tem direito a compensação em caso de atraso, cancelamento ou bagagem perdida ou danificada. Tal como, obviamente, nas viagens de avião.

-Ao alugar um carro, atenção ao que está incluído no pacote e à política de cancelamentos e de combustível. Tenha sempre em papel uma cópia do comprovativo na hora de levantar a viatura, perceba o que está coberto pelo seguro e avalie o carro antes de sair, junto de um dos responsáveis da companhia e contacte-a em caso de avaria ou acidente.

-As compras na Polónia têm também dois anos de garantia. Se houver qualquer problema o produto deve ser trocado gratuitamente. Caso não seja possível pode pedir a devolução do dinheiro. Não lhe pode ser negado qualquer serviço por ser estrangeiro e tem o direito a pagar o mesmo que os polacos.

-O número de emergência em qualquer país da União Europeia é o 112. para além disso, na Polónia tem o apoio ao consumidor: 800 007 707 (se for a partir de um número polaco); +48 228 27 5474 (se for a partir de um número estrangeiro).

-Qualquer dúvida ou questão pode contactar o centro de atendimento ao cliente da União Europeia.