Jorge Valdano, antigo diretor geral do Real Madrid, escreveu um livro sobre líderes e as suas qualidades. Em entrevista ao «Información», o argentino deixa a ideia de que José Mourinho não se enquadra no que considera ser uma boa liderança: «Mourinho é um daqueles líderes que precisa de acumular poder para mandar. Outras pessoas preferem convencer com argumentos e transmitindo tranquilidade. É o modelo autoritário do chefe que manda e do rebanho que o segue. Está provado que esse tipo de modelo só funciona durante um curto espaço de tempo, porque logo surgem as divisões. Também há que reconhecer que existem tipos de treinadores e tipos de equipas. Nas equipas imaturas há que, em algum momento, dar um murro na mesa.»

Terá Mourinho encontrado uma equipa imatura quando chegou ao Real Madrid? «Era uma equipa muito jovem e, talvez, necessitasse de um murro na mesa. O problema veio depois, quando houve excessos.»

«Em modelos ditatoriais, como os de Mourinho, surgem logo as divisões», aponta Valdano, ao falar sobre as críticas que o treinador português terá enfrentado no balneário, nomeadamente de Casillas e Ramos.

O argentino diz que não sabe o que terá levado Mourinho a colocar Casillas no banco de suplentes, mas refere que «está claro que não existia um motivo técnico». Valdano suspeita que a relação de do guarda-redes com Sara Carbonero o terá prejudicado. «É apenas uma suspeita sem argumentos», refere.