Jorge Valdado considera que o Real Madrid deve deixar de queixar-se da arbitragem e preocupar-se em jogar futebol. O antigo director desportivo dos merengues, em entrevista ao programa «El Larguero», da Cadena Ser, disse que há jogadores no Real Madrid que têm de se esforçar mais no campo.

«O Real Madrid tem de centrar-se no futebol e deixar todas as teorias sobre arbitragens. O Real cria muito pouco futebol», acusou. Para o argentino os jogadores estão preocupados em demasia em «correr e lutar» e «esquecem-se de jogar futebol». «O Real Madrid tem jogadores de grande categoria e se ligassem mais à bola, as ocasiões para marcar apareciam mais vezes», opinou.

Falando especificamente do jogo com o Racing Santander, Valdano deu um exemplo para ilustrar o pouco futebol dos comandados de José Mourinho: «Toño [guarda-redes do Santander] não fez uma única defesa».

No mesmo programa, também falou Míchel, antigo jogador do Real Madrid, que continuou as críticas à equipa: «Não houve uma única jogada em que o Real Madrid tenha dado sete ou oito toques na bola.» Ángel Cappa, antigo adjunto de Valdano, na Onda Cero, prolongou a onda. «Em jogo jogado, o Real Madrid não ganhou a ninguém até ao momento», atirou.