O guardião do Manchester United, de 38 anos, deixou a selecção holandesa após o Euro2008, mas aceitou dar o seu contributo na dupla jornada de apuramento para o Mundial contra a Islândia e Noruega. Desta vez, sem repetição do «favor», Van Marwijk já não poderá contar com a ajuda do experiente jogador.

«Já sabia qual seria a resposta dele, mas mesmo assim telefonei a Edwin [Van der Sar]», confirmou Van Marwijk a um jornal holandês. «Penso que é normal [sondar o guarda-redes] dadas as circunstâncias, mas Edwin disse-me que fechou o seu livro na equipa holandesa. Eu já sabia a resposta, mas não custava tentar», confidenciou.

Van der Sar é recordista de internalizações na Holanda, com 130 presenças na selecção. Actualmente a baliza laranja está debilitada porque o seu titular, Maarten Sketelenburg, passou a segunda escolha no clube e os habituais suplentes, Henk Timmer e Michel Vorm, estão ambos lesionados.

Van Marwijk dá a conhecer os convocados da Holanda para os jogos de apuramento do Mundial de 2010 nesta sexta feira. A laranja mecânica joga em Amesterdão contra a Escócia a 28 de Março e com a Macedónia a 1 de Abril.