O Vasco da Gama conquistou esta madrugada a Taça do Brasil. Os cariocas perderam em Curitiba por 3-2, mas valeram-se dos golos marcados fora (1-0 na primeira mão), no lotado Estádio Couto Pereira, para garantirem o primeiro grande troféu desde há oito anos, quando venceram o Campeonato Carioca.

O jogo foi emocionante e contou, mais uma vez, com muitos nomes ligados ao futebol português, todos do lado do «Gigante da Colina». Ricardo Gomes, antigo central do Benfica, é o treinador do Vasco, e jogaram Diego Souza e Éder Luís, que passaram pelo Benfica (o segundo ainda tem contrato com os encarnados), e Alecsandro, que passou pelo Sporting. Os três estiveram em destaque, com os dois últimos a figurarem na lista de marcadores. Com o triunfo, o Vasco garante presença na próxima edição da Taça dos Libertadores da América.

Bill, Davi e Willian fizeram os golos do Coritiba, o «Coxa», mas não chegaram para levantar o troféu. E muito por culpa da forma como o Vasco encarou a partida. Aos 11 minutos, já ganhava. Diego Souza serviu Éder Luis na direita, este foi até à linha de fundo e cruzou rasteiro para Alecsandro, que finalizou com classe.

O «Coxa» reagiu e empatou aos 28. Davi cruzou para Jonas ao segundo poste e este, de cabeça descobriu Bill sem marcação do outro lado. O avançado fez o resto. E, perante o apoio incansável do seu público, acabou mesmo por virar a partida. Rafinha rematou forte, e a bola sobrou para Davi: 2-1!

Na segunda parte, Éder Luis teve a sorte que faltou a Edson Bastos. O avançado arriscou o remate e o guarda-redes deu um «frango». 2-2. O Coritiba voltaria a reagir e Willian, 66, atirou de longe para um golaço que não deu hipótese a Fernando Prass.

A esperança renovava-se, mas o Vasco aguentaria até final. E o sofrimento deu lugar à festa.