Depois da copiosa derrota em Basileia, os adeptos manifestaram o descontentamento com a equipa do Sporting à saída de Alvalade. O plantel, recorde-se, saiu por Figo Maduro, evitando os adeptos que esperaram a equipa na Portela, mas tiveram de ouvir o descontentamento destes em Alvalade.
Ora os adeptos estão descontentes, é óbvio, e a pergunta que se colocou a Franky Vercauteren foi o que é possível dizer-lhes nesta altura. O treinador diz que não quer dizer-lhes nada. «Posso dizer sempre coisas, mas isso não é o mais importante para os adeptos: o mais importante é fazer coisas.»
A mensagem de esperança, acrescentou, não pode ter nada a ver com palavras. Não é isso que os adeptos procuram neste momento. «Temos de ganhar e temos de fazer tudo para ganhar. Temos de dar cem por cento para ganhar. Essa é a única resposta da nossa parte que eles podem ter agora.»
Os sportinguistas, acrescentou, querem ver na equipa principal esforço e dedicação. «Talvez agora haja algumas questões sobre atitude, mas o que temos de fazer é dar tudo para ganhar, e não apenas dizer que queremos ganhar. Nessa altura até podem ficar tristes com a derrota, mas vão apoiar-nos.»
Já quase no fim da conferência de imprensa, perguntou-se a Franky Vercauteren se podia prometer aos adeptos que o Sporting ainda iria acabar o campeonato no terceiro lugar. O treinador recusou-se a fazê-lo. Por uma razão: é curto. «Enquanto for possível eu darei tudo para fazer mais que isso.»
«Eu acredito. Ainda faltam 21 jogos para o fim. O Sporting quer ganhar tudo em todos os jogos,. É fácil. Não vou prometer nada, o que posso prometer é dar tudo. No fim vê-se. Ainda tudo é possível e temos de ir atrás disso. É esse objetivo que quero passar, porque eu acredito que é possível.»
Leia também:
Vercauteren não quer dizer nada aos adeptos, saiba porquê
«É possível que Eric Dier seja titular»
«Fazer golos não é apenas tarefa de Wolfswinkel»
«A minha prioridade é amanhã, não janeiro»