Este sábado foi um dia histórico para a modalidade do salto com vara. O francês Renaud Lavillenie, de 28 anos, bateu o recorde mundial que o ucraniano Sergei Bubka estabeleceu em 1993. Nessa altura, Sergei Bubka saltou até aos 6,15 metros, num recorde mundial que sobreviveu durante 21 anos.

Este sábado, o francês Renaud Lavillenie acrescentou oito centímetros ao seu recorde pessoal e ultrapassou a marca dos 6,16 metros logo à primeira tentativa (mais um centímetro do que o anterior recorde). Curiosamente fê-lo na Ucrânia, num evento organizado pelo próprio Sergei Bubka e perante o olhar do antigo recordista do mundo.

«Foi totalmente incrível! Eu nunca tinha tentado saltar a 6,16 m. Para a primeira vez, eu só queria tentar o melhor salto possível. É incrível. Este é o melhor lugar para bater o recorde de Bubka, 21 anos depois», referiu o francês.

Refira-se por fim que Sergei Bubka tem apenas uma compensação: continua a deter o recorde do salto com vara em espaços abertos (outdoor), que é dele há mais de vinte anos: saltou 6,14 metros, menos dois centímetros do que fez este sábado Renaud Lavillenie.

Veja como foi o salto que estabeleceu um novo recorde mundial: