A seleção espanhola de sub-21 praticamente garantiu o apuramento para a fase final do Euro 2013 da categoria ao golear em casa a congénere da Dinamarca por 5-0. A figura da partida acabou por ser o benfiquista Rodrigo: o avançado apontou quatro dos cinco golos, numa noite em grande.
Rodrigo fez três golos na primeira parte e tornou-se aliás o primeiro jogador da seleção sub-21 espanhola a fazer três hat-tricks em jogos oficiais (Geórgia, Estónia e Dinamarca). O avançado encarnado ultrapassou os dois hat-tricks de Soriano e ganhou um lugar na história da seleção.
A saga do benfiquista começou aos 16 minutos, já depois de De Gea ter evitado o golo dinamarquês com uma excelente defesea: Tello assistiu da esquerda e Rodrigo rematou forte. Dois minutos depois, Isco assistiu Rodrigo, que se isolou, fintou o guarda-redes e marcou numa baliza deserta.
Mais dois minutos e mais um golo: Muniain deu em Rodrigo, que cortou para dentro com o pé direito e rematou com a canhota para o 3-0. Em seis minutos apenas, com uma média de um golo de dois em dois minutos, o avançado encarnado construiu um hat-trick que arrumou a Dinamarca.
Já na segunda parte, aos 66 minutos, outra vez Muniain a fugir à defesa e a assistir Rodrigo, que à frente da baliza só teve que empurrar para um poker pessoal. Aos 74 minutos, o avançado foi substituído por Álvaro, vendo Isco fixar o 5-0 final de penalty aos 80 minutos já do banco.
Ora com esta goleada por 5-0, garantida em Burgos, a Espanha praticamente garantiu a presença na fase final do Euro de sub-21, que se joga no próximo verão em Israel. Seria preciso um milagre para a Dinamarca dar a volta à eliminatória, em jogo agendado para a próxima terça-feira em Aalborg.
Veja os golos do jogo<:/b>