Patrick Hutchinson é o protagonista de uma imagem que está a correr o mundo, e que foi captada pelo fotógrafo Dylan Martinez, para a agência Reuters.

No passado sábado a cidade de Londres viveu momentos de violência, e a polícia teve mesmo de intervir perante a proximidade entre protestos anti-racismo e contra-manifestantes de extrema direita.

No meio da confusão, Patrick Hutchinson, um ativista negro, foi captado pela lente de Dylan Martínez a carregar um manifestante de extrema direita que tinha ficado ferido.

«O homem estava no chão, e alguns rapazes reagiram rapidamente para impedir que fosse pisado. Criaram uma barreira à volta dele. Eu fui o último a chegar, carreguei-o às costas e tirei-o de lá, com esses rapazes à minha volta, a proteger-nos», explicou Hutchinson à BBC.

«Nem pensei. Pensei apenas que estava um ser humano no chão. Se não fosse a nossa intervenção aquilo não teria acabado bem», acrescentou.

Várias cidades do mundo têm acolhido protestos anti-racismo (e em alguns casos também contra-manifestações), numa onda gerada sobretudo pelo «caso George Floyd», cidadão americano que faleceu devido a asfixia, depois de ter sido detido pela polícia.