Há mais 77 concelhos na lista dos municípios abrangidos pelo Estado de Emergência devido à covid-19, revelou António Costa, esta quinta-feira.

No total, são agora 191, já que sete autarquias vão deixar de figurar nesta lista a partir 00h00 desta noite, a saber: Moimenta da Beira, Tabuaço, São João da Pesqueira, Mesão Frio, Pinhel, Tondela e Batalha.

O primeiro-ministro reconheceu que o país está «numa situação mais crítica do que na primeira fase da pandemia» e ordenou que os estabelecimentos comerciais fechem às 13h00 no fim de semana. Quer isto dizer que os ditos estabelecimentos vão estar encerrados entre as 13h00 de sábado e as 08h00 de domingo, e entre as 13h00 de domingo e as 08h00 de segunda-feira.

As exceções são farmácias, clínicas e consultórios, estabelecimentos de venda de bens alimentares até 200m2 e bombas de gasolina.

De resto, António Costa anunciou um apoio à restauração que se traduz numa «compensação de 20 por cento da perda de receita nos próximos dois fins de semana, face às médicas dos últimos 44 fins de semana, que será verificado através do e-fatura».